Header Ads

RTP1 deixa os concursos em horário nobre

A RTP1 vai acabar com os concursos de 'cultura geral’ no horário nobre. A fórmula que dura há vários anos, sempre de forma continua com apostas diárias, vai acabar em 2013.

As mudanças de programação continuam a surgir. E depois de várias cancelamentos como o dos programas de inicio de tarde ao fim de semana - 5 Sentidos e TOP+ - assim como o prolongamento para mais uma temporada de '5 para a meia-noite', a RTP1 vai deixar os concursos em horário nobre.

«Não haverá concurso à noite. O único concurso que se mantém é “O Preço Certo”, de Fernando Mendes», revela fonte próxima da RTP à Notícias TV.

O primeiro concurso da era moderna a estrear na RTP1 e a ser exibido de forma diária foi “Quem Quer Ser Milionário?”, com Carlos Cruz, no final da década de 1990, tendo-se mantido em antena o formato com outros apresentadores. Em 2002 Emídio Rangel chega à RTP e leva a cabo a sua aposta neste tipo de formatos. Na altura a escolha recaiu sobre “O Jogo da Espera” e foi apresentado por Júlia Pinheiro. Seguiram-se inúmeros formatos como “O Elo Mais Fraco” (de Júlia Pinheiro, Luísa Castel-Branco e, mais recentemente Pedro Granger), “Quem Quer Ser Milionário?” (com Jorge Gabriel e José Carlos Malato, na versão ‘Alta Pressão’), “A Herança” (com José Carlos Malato e Tânia Ribas de Oliveira, na versão ‘verão’), “Jogo Duplo” (José Carlos Malato), o “Cofre” (Jorge Gabriel), “Sabe Mais que um Miúdo de 10 Anos?” (Jorge Gabriel), “Super Miúdos” (Sílvia Alberto) ou mesmo “Um Contra Todos” (José Carlos Malato), entre outros.

Chega agora ao fim esta linha de programação da estação pública. Ao que tudo indica, a RTP1 deverá apostar no mesmo horário em séries portuguesas de longa duração que já tem gravadas.