Header Ads

Especial: Olhando 2012

Bem-vindos à ultima edição de 2012 e de sempre do Olhando a Televisão. Nesta rubrica vamos fazer a análise dos programas que se destacaram nos 3 principais canais generalistas.

Melhor programa da SIC

Sem duvida nenhuma o melhor programa da SIC em 2012 foi a novela Dancin' Days. Pelos excelentes resultados audimétricos e pela influência que teve em Portugal.

A telenovela Dancyin Days, de Gilberto Braga, foi um sucesso no Brasil no final dos anos 70 e mais tarde também em Portugal. Agora é Pedro Lopes (também autor de Laços de Sangue) que lidera o desafio de adaptar a novela à atualidade. A novela gira à volta de Julia Matos, uma ex-presidária, que vai para a prisão por tentar defender a irmã. Depois Julia deixa a sua irmã ficar com a filha e quando sai da prisão não consegue estar com a filha. 

Esta novela é um remake da versão brasileira. No remake da novela poderemos notar algumas alterações. Nomes pouco comuns em Portugal, como o da protagonista Yolanda (interpretada por Joana Fomm na versão brasileira), foram alterados e Yolanda passa a chamar-se Raquel. Cacá (Antônio Fagundes na versão brasileira), passa a ser Duarte (Albano Jerónimo), Celina (Beatriz Segall) é agora Teresa (Cristina Homem de Mello) e Franklin (Cláudio Corrêa e Castro) é Francisco (Júlio César).

Melhor programa da TVI

O melhor programa foi sem duvida a Casa dos Segredos que se veio a mostrar um gigantesco sucesso audimétrico em Portugal. 

A terceira edição do Secret Story - Casa dos Segredos em Portugal estreou em 16 de Setembro de 2012. É transmitido na TVI e produzido pela Endemol Portugal. A primeira gala bateu recorde de audiências de todas as edições do programa, com uma média de quase 2 milhões de telespectadores.

O programa é uma recriação do antigo programa Big Brother. O primeiro Big Brother foi realizado em 2000 e a partir daí desenrolou-se e mais tarde, juntaram-se segredos à temática do concurso e o programa estreou a sua primeira edição com a apresentadora Julia Pinheiro. Entretanto Julia Pinheiro abandonou a TVI e na nova edição da Casa dos Segredos contou com Teresa Guilherme, que permanece a apresentar o programa.

Melhor programa da RTP1


O melhor programa de 2012, do meu ponto de vista, foi o Estado de Graça. Durante todos os programas o elenco de Estado de Graça analisou e comentou, com humor, os principais temas da atualidade.

O programa era essencialmente dividido por vários schetch's e terminava sempre com um momento musical. As gravações de Estado de Graça terminaram dia 12 de dezembro, e o último episódio foi para o ar no domingo seguinte, a 16 de dezembro.

E bem, assim fica a análise de 2012, um ano repleto de evoluções a nível televisivo. Feliz ano novo!
António