Header Ads

"Momentos de Mudança" fala sobre casamento homossexual

 
A edição desta segunda-feira da série documental da SIC, Momentos de Mudança, irá debruçar-se sobre a história de amor de Ivo e Hélder, num programa dedicado à igualdade e integração destacando o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Este quinto episódio irá para o ar logo a seguir ao Jornal da Noite.
 
A troca de alianças entre homossexuais passou a ser possível em Portugal desde 2010, tendo sido o oitavo país do mundo a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Antes dessa data, Ivo e Hélder esperaram vários anos para verem reconhecida a vida conjugal que mantêm desde que se cruzaram pela primeira vez numa discoteca no Porto. 

Segundo a sinopse adiantada pela SIC, "foi impossível reunir a família inteira para a cerimónia que está a poucos momentos de se realizar. Mas Ivo e Hélder garantem ter na Conservatória do Registo Civil de Matosinhos as pessoas mais importantes.  Ao fim de alguns anos de espera vão ver reconhecida na lei a vida conjugal que mantêm desde que se cruzaram pela primeira vez numa discoteca do Porto. Vão deixar de estar à margem. Pelo menos legalmente.

Vão trocar alianças numa sexta-feira quente de Maio, vão assumir um compromisso de papel passado. O almoço de casamento vai condizer com os baixos salários que Hélder traz de uma gasolineira e Ivo de uma pequena fábrica de congelados. Uma festa de “pessoas humildes” num Porto quase rural e tradicional onde preconceito e desconfiança se cruzam constantemente.
"