Familiares de Agustina Bessa-Luís descontentes com adiamento de reportagem TVI
A TVI terá feito uma reportagem sobre Agustina Bessa-Luís, que deveria ter sido transmitida no passado dia 15 de Outubro, dia em que completou 90 anos. No entanto, o referido trabalho acabou por não ir para o ar, o que causou alguma indignação aos familiares.
No dia em que Agustina Bessa-Luís, escritora portuguesa, completava o seu aniverário, a estação de Queluz de Baixo tinha planeado transmitir uma reportagem em jeito de homenagem. Porém, tal não se chegou a concretizar e gerou alguma polémica entre os famíliares.
«Tanto eu como a Mónica Baldaque, a filha de Agustina, o seu marido e o seu pai ficámos muito tristes pelo facto de a reportagem não ter sido transmitida no seu dia de aniversário, tal como tinha sido garantido pela estação (…) Chegámos a publicitar a reportagem junto do núcleo dos sócios-fundadores do círculo literário da escritora e até hoje ninguém da TVI nos explicou o que aconteceu. Foi uma falta grosseira para a Agustina e para a cultura portuguesa!», disse à TV Guia a dra. Isabel Ponce de Leão, uma das sócias-fundadoras do Círculo Literário Agustina Bessa-Luís.
Segundo a revista apurou, o motivo para que José Alberto de Carvalho, diretor de informação da TVI, tenha adiado esta reportagem está relacionado com «critérios jornalísticos». Uma fonte da redação explicou que tudo se terá devido ao Orçamento de Estado para 2013:
«No dia 15 de outubro, o país assistiu à apresentação do Orçamento de Estado para 2013, todas as atenções estavam concentradas nesse facto e não quisemos diluir uma reportagem que consideramos valorosa. É óbvio que a iremos transmitir na primeira oportunidade. Seria um absurdo se não fizéssemos.»
Comente esta notícia