Header Ads

Marktest e Gfk com grandes diferenças na audimetria


Apesar da Gfk continuar a ser a medidora de audiências oficial em Portugal, a Marktest continua a divulgar os dados da Kantar Media / Mediamonitor. As diferenças são muitas, tanto em termos de consumo como dos próprios resultados. As grandes diferenças do dia de ontem foram os resultados das telenovelas "Gabriela" e "Louco Amor".

Enquanto que na Marktest a novela da TVI foi líder de audiências, com 15.2% de rating e 34.3% de share, na Gfk ficou-se pelos 14.4% de audiência e 28,1%, atrás de "Dancin Days" e "Gabriela".

Por sua vez, o remake protagonizado por Juliana Paes foi o 3º mais visto do dia na Marktest, com 12.4% de audiência e 30.8% de share. Já na Gfk, foi líder incontestável, com um novo recorde: 17.7% de audiência e 35.8% de share, resultados que há muito não se viam numa novela em Portugal. São 5.3% de diferença em termos de rating e 5% se olharmos para o share.

Assim, o TOP 5 da Marktest é composto pelos seguintes resultados:
1 - Louco Amor (TVI) - 15.2% de audiência e 34.3% de share
2 - Dancin Days (SIC) - 12.5% de audiência e 28.0% de share
3 - Gabriela (SIC) - 12.4% de audiência e 30.8% de share
4 - Doce Tentação (TVI) - 12.0% de audiência e 33.6% de share
5 - Jornal das 8 (TVI) - 11.1% de audiência e 28.6% de share

Já na Gfk deparamo-nos com os seguintes valores:
1 - Gabriela (SIC) - 17.7% de audiência e 35.8% de share
2 - Dancin Days (SIC) - 16.1% de audiência e 31.4% de share
3 - Louco Amor (TVI) - 14.4% de audiência e 28.1% de share
4 - Doce Tentação (TVI) - 11.8% de audiência e 26.1% de share
5 - Jornal das 8 (TVI) - 11.7% de audiência e 25.8% de share

Os resultados oficiais são, então, os da Gfk, nos quais percebemos que "Gabriela" é de novo um sucesso em Portugal. Apesar disso, o dia de ontem acabou por ser da TVI, o canal mais visto com 21.8% de share médio (menos 5,2% do que na Marktest). Seguiu-se a SIC com 21,4% e a RTP 1 com 13,0%. O conjunto Cabo + Outros registou 39,4%, e a RTP2 ficou-se pelos 4,4%