Header Ads

Especial 20 Anos SIC - Edição 17



Ao longo de 22 edições iremos recordar os 20 anos da SIC em Portugal. Em cada semana, um ano diferente. Nas últimas cinco rubricas outras surpresas serão reveladas. De 21 de abril a 6 de outubro recordamos os programas que fizeram história nesta televisão, mostramos algumas curiosidades sobre a primeira estação generalista portuguesa e recordamos as audiências da época. Esta semana viajamos até ao ano de 2007...

RESULTADOS AUDIOMÉTRICOS



PROGRAMAS QUE MARCARAM ESTE ANO


Vingança 
2007 

Vingança é uma telenovela portuguesa transmitida na SIC entre 19 de Fevereiro e 16 de Novembro de 2007. Esta é a história da queda e ascensão de Santiago Medina. Santiago tinha tudo: carisma, prestígio, uma brilhante carreira pela frente e um grande amor… Mas a sua felicidade acaba por despertar a inveja daqueles que o rodeiam e é atraiçoado. Essa traição transformará a sua vida num verdadeiro inferno.

Abandonado à sua sorte numa cela infecta em Marrocos, Santiago conhece Ulisses, um velho traficante de arte preso há vários anos. Os dois tornam-se muito amigos. Ulisses ajuda Santiago a agarrar-se de novo à vida, fazendo com que ele perceba que Rodrigo foi um dos homens que o traiu. Santiago consegue fugir da prisão, mas paga um preço alto pela liberdade: o seu companheiro de cárcere morre durante a fuga.

Mas, ao longo do decorrer da trama, Santiago descobre uma verdade que mudará a sua vida para sempre. Matias é seu filho. Assim, ao ter conhecimento deste facto, Santiago começa a estabelecer uma relação de pai-filho com o miúdo, mesmo com todos os entraves de Rodrigo.


A Ganhar é que a gente se entende
2007-2008


A Ganhar é que a Gente se Entende foi um concurso inicialmente apresentado por Fernando Rocha e, posteriormente, por José Figueiras. Era transmitido de Segunda a Sexta, às 19:00, na SIC. O concurso tinha vários passatempos, mas aquele com um prémio maior - e por isso a grande atracção do - era "o Carteiro toca sempre três vezes". 

Nele, os concorrentes em estúdio tinham que por a mão dentro de 3 em 9 caixas de correio, que tinham lá dentro animais ou substâncias / objetos menos agradáveis que acomodavam um envelope. O objectivo era acertar nos três envelopes que davam acesso ao jackpot. O programa acabou por ter a sua última emissão numa sexta-feira, dia 4 de janeiro de 2008.


Família Superstar
2007

Família Superstar foi um concurso de talento vocal, criado pela SIC, com o objetivo de encontrar a dupla de familiares que cantasse melhor. Os vencedores, a Família Azevedo, receberam um prémio monetário e um disco. O programa foi transmitido no ano de 2007. Este formato é um original português, o que é raro quando se trata de programas de talento vocal. 

Em cada etapa do concurso os elementos de cada dupla cantam e são avaliados individualmente, podendo a dupla passar ou não à fase seguinte do programa. Em cada par, há um candidato júnior e um sénior. O júnior é o membro mais novo, e o sénior o mais velho. O número de duplas em competição vai diminuindo até à fase final, em que ficam apenas 3 famílias. Em cada semana alternadamente ficava no Palácio do Sobralinho um dos elementos da dupla, ou seja, o júnior ou o sénior.

<

Chiquititas 
2007-2008

No mundo das Chiquititas chorar, só de excesso de cócegas e medo só de não conseguir parar de rir! Graças a Lili e à sua máxima de vida: «Toda a situação tem uma solução!» no mundo das Chiquititas não há dias de chuva, não há tristeza e o mal nunca vence. Bem vindos à Casa do Monte. Propriedade da família De Mont, este lar de acolhimento modelo proporciona aos seus internos as melhores condições, o carinho e o apoio necessário para fazerem face à dura realidade da orfandade. Os seus proprietários, Pierre e Júlia De Mont orgulham-se de dedicar todo o seu tempo ao bem-estar dos órfãos e à gestão do Lar número um do país.

Pois, mas é tudo mentira! Há muito tempo que as coisas não correm bem na Casa do Monte. O lar alberga 10 crianças e deveria ser de facto um lar modelo, com condições excelentes, actividades de tempos livres, uma alimentação gourmet e várias infra-estruturas topo de gama. É para isso que recebe um enorme subsídio estatal. Mas, infelizmente, a má gestão dos seus donos e a sua excentricidade deixou o lar na penúria. Os De Mont vivem na ilusão que ainda são a família abastada com raízes na nobreza francesa, proprietária de terras e negócios lucrativos. Como não trabalham, o lar é o seu meio de subsistência. É por isso que permanentemente, desviam fundos do lar para a aquisição de outros «bens essenciais» cabeleireiro, manicure, boutiques e spas.


 
Hora H 
2007-2008
 

Hora H, passa-se na redacção do Canal Nacional de Notícias (CNN), uma alusão à estação de televisão americana. Um dos principais pivots, é Américo Russo (Herman José), um jornalista que tem como frase favorita: "Eu nunca engravidei ninguém!. Luciano Elói (César Mourão), é um estagiário, com pouco mais de 25 anos, que cresceu a ver Américo a apresentar telejornais, assim sendo, tem uma profunda admiração por este. Em 2008, o "Hora H" foi nomeado para a categoria de Melhor Série de Comédia no Festival de Televisão de Montecarlo.

Elenco: Herman José (Chica Pardoca, Américo Russo, Júlio Flores, Yuri Tupolev, Raposinho) ; Maria Vieira (Dona Coisinha), Manuel Marques (Albino Castanho), Ana Bola (Renata Raleiras); Maria Rueff (Laurindinha, Dona Nívea); António Machado (Esquimó); Susana Cancela (Amália Eulália); César Mourão (Luciano Elói)


Resistirei 
2007-2008
 

Tudo o que um homem, condenado à morte,  é capaz de fazer para se salvar... Resistirei é a história de um homem disposto a tudo para recuperar a sua vida e a mulher que ama. Uma mulher que perdeu exactamente para aquele que escolheu para o ajudar...

Maurício é um empresário de sucesso na área da saúde e estética. Com apenas 35 anos, é o rosto da GRAAL, uma marca de sucesso na linha dos produtos de rejuvenescimento. Ama os negócios, mas a sua grande paixão é Júlia, uma jovem a acabar o doutoramento, com quem pretende casar e formar família.... a qualquer custo. Porém, o que inicialmente parece ser apenas uma obsessão, revela-se, afinal, uma luta desesperada entre a vida e a morte...

Júlia é uma mulher moderna que ainda sonha com um casamento perfeito. Disposta a trocar a sua independência por uma vida a dois, partilhada na cama e nos negócios com Maurício, vê o seu sonho perfeito desabar no momento em que Diogo irrompe na sua vida e a envolve num turbilhão de emoções contraditórias.

Diogo é um jovem bonito que vive um dia de cada vez. Sem objetivo, para uns bon vivant, para outros Diogo quer apenas ser feliz sem pressas. Mas o seu destino muda quando conhece Júlia e percebe que há momentos na vida em que vale a pena lutar.


Quando o Telefone Toca
2007-2008
Quando o Telefone Toca foi o call-tv das madrugadas da SIC, apresentado por Vanessa Palma, Patrícia Henrique, Raquel Henriques e Iva Lamarão. O principal objectivo do programa é dar prémios em dinheiro, mas para isso, o telespectador terá de ligar para um número de telefone e jogar os passatempos que diariamente são oferecidos. O formato é a adaptação de um programa original do Reino Unido, testado em países como a Austrália, Colômbia, França e Polónia. A produção está a cargo da FremantleMedia.