Header Ads

Diogo Infante apresenta "Portugal Selvagem" na RTP2



Estreia no próximo domingo na RTP2 a série documental "Portugal Selvagem". Durante 14 episódios, emitidos às 13h00, Diogo Infante irá dar-nos a conhecer a natureza, a ecologia e o meio ambiente. Esta série de produção portuguesa sintetiza em cada um dos episódios, com 26 minutos cada, a biodiversidade no nosso país.

Seja em Portugal Continental ou nos arquipélagos da Madeira e dos Açores,  há uma descrição exaustiva dos diversos ecossistemas que configuram a realidade física lusa, dando especial ênfase às inúmeras espécies animais e vegetais, que reúne o conjunto territorial de um país majestosamente implantado na Península Ibérica.



Sobre este novo programa, podemos ler o seguinte na sinopse fornecida pela RTP2:
O continente português estende-se ao longo de quase 89.000 Km2, e em grandes sulcos, onde o Rio Tejo marca a linha que divide as paisagens montanhosas e húmidas do norte das paisagens planas e cálidas do sul. Esta diferença climática afeta radicalmente a flora local e por isso, nas terras setentrionais, reina o bosque de árvores caducas, sobretudo os sobreiros, enquanto que o meio-dia se caracteriza pelas exuberantes tonalidades da típica vegetação mediterrânea. 

A norte, as vertentes escarpadas de Trás-os-Montes e do Alto Douro, são o habitat predileto de algumas espécies animais tão significativas como a águia-real, veados e javalis, o perseguido lobo, raposas, gatos monteses e o escassíssimo lince ibérico.

A Sul impera o ruidoso universo das aves migratórias que incessantemente colonizam os pântanos da Ria Formosa, o estuário do Rio Sado ou o Cabo de S. Vicente. Todo o território português se expressa numa beleza transbordante (...). Seguramente será uma viajem empolgante, que sem dúvida nenhuma provocará no espetador a inevitável necessidade de admirar “in situ” a lendária pátria portuguesa.

No próximo dia 30, por ser o dia de estreia, serão emitidos dois episódios, com uma breve apresentação dos lugares mais emblemáticos e as espécies animais e vegetais mais representativas. O segundo episódio será sobre o Lobo Ibérico.