Bruxelas suporta Euronews em português
A Comissão Europeia e a estação de televisão internacional Euronews assinaram sexta-feira um contrato em que Bruxelas assume as responsabilidades financeiras para a manutenção do serviço em língua portuguesa na estação em 2013 e 2014.
"Posso confirmar a informação. Fui eu que assinei o contrato. O que pensamos fazer é ir no início de Setembro a Lisboa para agradecer os esforços de todos os que aí ajudaram, em especial ao José Ribeiro e Castro, e dar uma conferência de imprensa em que daremos todos os detalhes", afirmou Michael Peters, presidente executivo da Euronews. A Euronews já informou a RTP sobre estes desenvolvimentos, indicou o mesmo responsável.
A RTP mantém a participação de 1,4 por cento do capital da estação internacional, e portanto assume os encargos inerentes a essa participação accionista, na ordem dos 360 mil euros por ano. Já o serviço em língua portuguesa, que custa actualmente à RTP cerca de 1,7 milhões de euros, será assumido em 2013 e 2014 por Bruxelas.
A disponibilidade da Comissão Europeia no início do ano abriu o caminho a negociações entre a RTP e a Euronews para a continuidade do serviço português no canal internacional de notícias. As duas estações renovam, assim, a parceria e garantem a "troca e utilização de conteúdos especificamente trabalhados para o efeito", de acordo com o próprio Guilherme Costa em declarações no Parlamento em Março.
O acordo compromete a RTP a honrar as suas responsabilidades financeiras anuais enquanto accionista do Euronews e a fazer os "melhores esforços" para manter a continuidade do serviço em língua portuguesa do canal internacional após os dois anos de ajuda de Bruxelas, ainda de acordo com o presidente da RTP no mesmo evento.
Comente esta notícia