"O Primogénito" amanhã à noite na RTP1
Hoje à noite, em "Grandes Histórias - Toda a Gente Conta", o telefilme a ser emitido intitula-se "O Primogénito". Com Luís Gaspar e Anabela Moreira, esta história traz o tema das doenças raras.
No filme, Pedro (Luís Gaspar) e Laura (Anabela Moreira) são um casal moderno e, para todos os amigos e para a sociedade em geral, exemplar. Pedro é um jovem e bem-sucedido gestor de empresas, que herdou a empresa do pai e conseguiu, com a sua dedicação total ao trabalho e profissionalismo, torná-la num caso de ainda maior sucesso. A sua jovem mulher, Laura, é uma decoradora de interiores famosa e também ela bem-sucedida. Casados há 5 anos, acham que chegou a altura de terem um filho. Laura sempre quis ser mãe e Pedro sempre quis ser pai, ter um herdeiro a quem passar a sua empresa, como o pai fez com ele.
Modernos e práticos como são, têm tudo bem planeado: já contratam uma ama, já sabem para que creche o filho irá, em que colégio particular fará os estudos primários, até que curso tirará quando crescer. Para além disso tem outro propósito: não deixar que o facto de terem um filho os desvie das vidas independentes que sempre levaram, pois não querem apenas tornar-se "os pais de…" e deixarem de ter as suas bem-sucedidas carreiras, os seus jantares com os amigos, a sua fervilhaste vida social.
No início, após o bebé (Afonso) nascer, tudo parece correr conforme o planeado. A Laura é uma mãe babada, o Pedro anda exultante por reconhecer no filho diversas qualidades. Até que o bebé, aos 4 meses de idade, começa a ter febres altas. Vão ao médico e este não consegue perceber a razão da febre, pelo que supostamente será alguma virose passageira ou o eclodir dos primeiros dentes. Porém, a febre não passa. Pior, começa a vir acompanhada de vómitos e Afonso parece cada vez mais e mais fraco, mais apático. O seu desenvolvimento parece ter parado. Consultando um especialista, o Pedro e a Laura descobrem, com choque, que o filho sofre de uma raríssima - apenas 1 caso em cada 100 000 nascimentos - doença degenerativa do sistema nervoso conhecida como Síndroma de Krabbe, que lhe causará a morte rapidamente.
O elenco é ainda composto por Rui Neto (Gonçalo), Gabriela Barros (Clara), Igor Sampaio (Pai do Pedro), Margarida Carpinteiro (Mãe do Pedro), Matilde Mello Breyner (Margarida), Emanuel Arada (João), Íris Cayatte (Joana), Pedro Lacerda (Patrão Laura), Luís Lucas (diretor da pediatria) e Teresa Madruga (dona da associação)
Comente esta notícia