Header Ads

Especial 20 Anos SIC - Edição 11


Ao longo de 22 edições iremos recordar os 20 anos da SIC em Portugal. Em cada semana, um ano diferente. Nas últimas cinco rubricas outras surpresas serão reveladas. De 21 de abril a 6 de outubro recordamos os programas que fizeram história nesta televisão, mostramos algumas curiosidades sobre a primeira estação generalista portuguesa e recordamos as audiências da época. Esta semana viajamos até ao ano de 2001...


RESULTADOS AUDIOMÉTRICOS


PROGRAMAS QUE MARCARAM ESTE ANO

 A Anedota do Herman
2001

Série de humor composta por curtas encenações de anedotas, com a assinatura de Herman José. O humorista e a sua equipa apresentam um programa constituído por pequenos "sketchs", com as situações mais hilariantes. Cada um com cerca de um minuto era exibido diariamente após o Jornal da Noite. A série teve 180 episódios.



Confiança Cega
2001
Confiança Cega foi um reality-show da SIC apresentado por Felipa Garnel. Três casais vivem dezasseis dias em casas separadas. Sem contacto nenhum. Estão bem acompanhados por sedutores amigos e amigas e têm acesso apenas a algumas imagens reais ou manipuladas referentes ao comportamento dos companheiros. É tudo uma questão de confiança, mas dúvidas e incertezas podem surgir a qualquer momento. 

Confiança Cega é um programa que mistura realidade e ficção. No calor do Algarve, os elementos dos casais irão ser tentados pela beleza dos amigos ou amigas, num ambiente luxuoso com piscinas, jacuzzis, bebidas, massagens e muitas festas. De dois em dois dias, a apresentadora Felipa Garnel vai revelar quais os cartões ou trunfos que os concorrentes querem usar, e que estão disponíveis nas regras do jogo. Só assim, os concorrentes podem tentar evitar o pior para as suas relações.

Os participantes não conseguem distinguir as situações verdadeiras das falsas, ou seja, têm de confiar cegamente no seu parceiro, que através de jogos, festas, sessões de ginástica, de massagens e muitas outras atividades vão sendo postos à prova. O programa foi transmitido na SIC, cinco minutos por dia e quarenta minutos aos domingos. Este reality show foi gravado no Hotel La Réserve, em Santa Bárbara de Nexe, no Algarve.

 
 O Programa da Maria
2001-2003

Maria Rueff dá corpo a um surpreendente rol de figuras, qual delas a mais divertida. Isto sem descurar velhos  personagens difíceis de cair no esquecimento. Falamos, por exemplo, do mítico Zé Manel,  motorista de táxi  paratodo o serviço. O universo da televisão foi o eleito para este ataque de humor. Cruzam-se  figuras  marcantes do meio com o espectador comum.

Depois, joga-se com os diversos formatos e conceitos que  preenchem o panorama actual. E o resultado está à vista. A inovação, o talento de  Maria Rueff e os textos humorísticos das Produções Fictícias, fazem render o país às gargalhadas. Esta série de 14 episódios contava no elenco com Maria Rueff, Mina Andala, Nuno Lopes, Pedro Tochas, Rui Luís Brás, Sabri Caramuchande e Sofia de Portugal.



O Espírito da Lei
2001

O Espírito da Lei é uma série portuguesa de 13 episódios que procura retratar, num total de treze episódios, o quotidiano de um escritório de advogados. No elenco podemos contar com as participações de António Capelo, Diana Tavares, Susana Arrais, Miguel Barros, Pedro Barbeitos, Norton de Matos, Elsa Wallenkamp, Leonor Alcácer, João Cabral, entre muitos outros.

Ganância
2001

A história passa-se em Portugal, no ano 2001. A saga que envolve várias famílias e reúne, no mesmo enredo, amores e desamores, encontros e desencontros, dramas e momentos divertidos, procura de felicidade e Ganância, começa a ganhar corpo. Começa o desfile de uma série de personagens de carne e osso.

Filho de uma família tradicional, Fernando Miguel de Bello Menezes foi enviado para o estrangeiro para estudar e, ao mesmo tempo, fugir à guerra. Aí conheceu Maria Amélia, uma portuguesa do norte do país, mulher tão bonita quanto simples, filha de agricultores. Precisamente no dia em que celebram, nas ruas de Itália, a Revolução do 25 de Abril, os dois vêem a famosa estátua da loba a dar de mamar a dois meninos. Para além das eternas juras de amor, os amantes, impressionados com a história da origem de Roma, prometem chamar Rómulo e Remo aos filhos, se algum dia tiverem gémeos.

De volta a Portugal, com a companheira grávida, Fernando é impedido pela família de ficar noivo de Amélia. O herdeiro dos Bello Menezes não resiste às pressões e abandona a paixão da sua vida. Amélia vê-se obrigada a fugir de casa e, no meio de uma forte discussão com Fernando Miguel, entra em trabalho de parto... e nasce o primeiro filho. O pai da criança pega no bebé e vai à procura de auxílio. Instantes depois, recomeçam as dores... Maria Amélia é recolhida por Anacleto, empregado da Quinta Bello Menezes, que a ajuda a dar à luz um segundo filho.

Quando regressa, Fernando Miguel já não encontra Amélia. Esta pede a Anacleto que guarde segredo do que viu e foge para o Brasil, deixando para trás uma fotografia tirada em Itália. Vinte e cinco anos mais tarde, o destino dos dois irmãos, Rómulo e Rodrigo, vai cruzar-se. No meio, existe uma bela mulher, Isabel Melo Gomes, por quem ambos se apaixonam.

Jorge Palma cantou a música "Diz-me tudo", tema de abertura da novela. Esta novela foi escrita por Multicena e, posteriormente, Francisco Nicholson. Leonardo Vieira, Catarina Furtado e Amílcar Azenha eram os protagonistas, interpretando, respetivamente, Rómulo, Isabel e Rodrigo.



Mulher Não Entra
2001

Mulher Não Entra é um programa de 13 episódios que vem servir de ombro amigo aos homens, para que possam rir das suas frustrações, como se fossem miúdos a fazerem queixinhas aos amigos.
Apresentado por António Feio e Rui Paulo, esta série transforma as conversas privadas dos homens num programa cheio de humor, onde as fantasias masculinas se tornam realidade. 

As próprias mulheres adorariam estar a espreitar no buraco da fechadura e saber o que se passa num programa só de homens, onde só se fala de mulheres. O programa passa-se num clube privado perfeito onde todos os homens gostariam de ir para se divertir, para conversar, desabafar e ver miúdas aos saltos em trampolins.

A Minha Família é Uma Animação
2001-2002

José Dias (Fernando Luís) é taxista e vive com a mulher Luísa (Ana Bustorff) e os seus três filhos de um primeiro casamento com Duarte Viana (Alfredo Brito). O casal partilha a sua casa com Júlio (Fernando Gomes), pai de Zé e avô emprestado de Rafael (Rodrigo Névoa), Rita (Isa Gonçalves) e Tiago (Afonso Pimentel).

Nos últimos meses da gravidez de Luísa irrompe-lhe um enorme desejo de ver desenhos animados. Durante o parto os médicos ficam incrédulos com o que vêm, o bebé de Luísa não é bem um bebé, mas sim uma criança muito especial: um desenho animado, um rapazinho ruivo, muito carismático e divertido que é chamado de Neco.

Com duas temporadas, no total de 55 episódios, a personagem central desta série é um desenho animado, Neco, fruto da relação entre Zé e Luísa, cujo nascimento alterará o quotidiano de todos os habitantes da casa. A sua boa disposição e personalidade determinada cedo conquistarão os pais que, no entanto, hesitam em apresentá-lo aos familiares e amigos mais próximos. Preocupa-os sobretudo se vão aceitar bem o Neco ou tratá-lo como um fenómeno de circo.


Voltamos na próxima semana, para a 12ª edição do Especial 20 Anos SIC! Até lá!