Header Ads

CQC Brasil cria polémica ao ridicularizar portugueses

 
Foi durante o Euro 2012 que a versão brasileira do CQC (Custe o Que Custar) passou uma reportagem em que os portugueses eram retratados como "burros" e as portuguesas como "gordas" e "com bigode". Agora, os apresentadores do programa de humor da rede Bandeirantes fizeram um pedido de desculpas público. 

"Queremos pedir desculpas para todos os portugueses. Nós fazemos piadas de vocês, portugueses, desde 1500, e só agora vocês começaram a entender. Então a gente vai parar", justificaram, em tom irónico.

Só que o pedido de desculpas parece ter alimentado nova polémica, avança o DN. Isto porque os apresentadores citaram uma peça jornalística do Jornal de Notícias sobre a reportagem feita por Ronald Rios no Euro 2012. A partir dessa notícia ridicularizaram alguns aspetos do léxico português, como a palavra "pica", e tentaram imitar o sotaque luso. 

No primeiro vídeo, que deu origem a esta polémica, Ronald Rios entrevista vários adeptos portugueses antes e no final do Portugal-República Checa. Na montagem, os portugueses surgem com a cara de Roberto Leal, e é-lhes oferecido alguns acessórios de padeiro, profissão que muitos emigrantes portugueses adotaram no Brasil, na década de 60, e que faz parte do anedotário nacional de terras de Vera Cruz. 


A reportagem:


O pedido de desculpas: