SIC corta nas imagens de trânsito para reduzir custos
A SIC deixou de pagar à Estradas de Portugal o acesso às câmaras de trânsito instaladas em Lisboa. Estes equipamentos serviam de apoio aos noticiários da manhã e da tarde, da SIC e SIC Notícias, disponibilizando imagens e informações sobre o tráfego automóvel na capital.
Na base da decisão está, entre outros motivos, "uma redução de custos", revela ao jornal Correio da Manhã Alcides Vieira, director de Informação da SIC. Ao que o CM apurou, a empresa Estradas de Portugal cobra cerca de 10 mil euros mensais para disponibilizar as imagens. A este valor devem ainda ser acrescentados os custos de transporte do sinal.
Sem as imagens da Estradas de Portugal, a SIC optou por desenvolver um serviço gráfico internamente, com recurso às informações recolhidas pela Info Portugal, uma empresa do grupo Impresa, que permite, na opinião de Alcides Vieira, "uma informação muito mais ampla e completa".
Contactada, a TVI não faz comentários sobre as imagens que exibe no âmbito do serviço de trânsito, continuando por isso a sua exibição. Contudo, há mais de um ano que a estação não tem helicóptero próprio para acompanhar o tráfego nas estradas, depois de um incidente com a aeronave que acabou por cair. Por outro lado, uma fonte diz ao CM que o cancelamento do serviço se deveu a questões de verba.
Já a RTP continua a exibir as imagens disponibilizadas pela Estradas de Portugal. No que diz respeito ao Porto, o município da Invicta continua a disponibilizar gratuitamente às televisões as imagens das câmaras de trânsito instaladas na cidade, por considerar que está a prestar "um serviço público".
Comente esta notícia