Header Ads

Especial 20 Anos SIC - Edição 7


Ao longo de 22 edições iremos recordar os 20 anos da SIC em Portugal. Em cada semana, um ano diferente. Nas últimas cinco rubricas outras surpresas serão reveladas. De 21 de abril a 6 de outubro recordamos os programas que fizeram história nesta televisão, mostramos algumas curiosidades sobre a primeira estação generalista portuguesa e recordamos as audiências da época. Esta semana viajamos até ao ano de 1997...

O MELHOR ANO DE SEMPRE
Este é o ano em que a SIC consegue o melhor resultado de sempre. São 49,3% de share, mais 16,3% que a RTP1 e 37,3% do que a TVI. É também neste ano que surgem as série Médico de Família e As Aventuras de Camilo. A primeira viria a tornar-se um dos produtos de ficção mais marcantes na história da televisão em Portugal. A segunda seria mais um grande sucesso da SIC, repetido anos mais tarde com resultados também bastante positivos. 

RESULTADOS DE AUDIÊNCIAS EM 1997

Fonte: Marktest

PROGRAMAS QUE MARCARAM ESTE ANO

As Aventuras de Camilo 


1997
Versão portuguesa da série "Sykes" que inovou na televisão uma linguagem específica,  a da sitcom. Na versão portuguesa, as personagens Camilo e a sua irmã Raquel são dois solteirões bem dispostos que exploram até à exaustão a paciência dos seus vizinhos o polícia António  Montez e o Sr. Luís  Alberto. Com 26 episódios, a série contava, no elenco fixo, com Camilo de Oliveira, Raquel Maria, António Montez e Luís Alberto.


Geração Fantástica

1997
A SIC mostrou que a nova geração portuguesa não é rasca, destacando e homenageando
jovens de todas as áreas da sociedade portuguesa. Daniel Oliveira, atualmente apresentador do programa Alta Definição, foi convidado do programa, na altura com 15 anos. Gostava de escrever e sonhava ser jornalista.



Médico de Família


1997 – 1999
Em 1997 estreou a sitcom em que a comédia e o drama andaram lado a lado e onde as
situações do dia-a-dia de um jovem médico e viúvo fizeram Portugal rir e chorar.



Cuidado com o Fantasma


1997
"Sitcom" original de 26 episódios sobre as aventuras e desventuras de um fantasma e do seu irmão, que se mantém vivo. A ação desenrola-se no centro da vida social de um local provinciano. Com Carlos Cunha, Duarte Vítor, Maria João Sobral e Rosa Villa.


Era Uma Vez


1997
Era uma vez é um programa de humor da autoria de Marina Mota que conta com a sua própria participação no elenco. Trata-se de uma adaptação de contos tradicionais infantis como A Gata Borralheira ou A Branca de Neve, com cenários e vestuários riquíssimos, como só Marina Mota sabe fazer.

Os 14 episódios retrataram os seguintes contos infantis: A Gata Borralheira, Pinóquio, A Branca de Neve, A Bela Adormecida, O Capuchinho Vermelho, Ali Babá e os 40 Ladrões, A Bela e o Monstro, O Rei vai Nu, A Gata das Botas, O Mata Sete, A Princesa Pele de Burro, A Lâmpada de Aladino, O Marrequinho, Final - As Histórias das Histórias.


Paródia Nacional 

1997-1998
Formato de origem espanhola trata-se um concurso musical aberto a todos para apurar a melhor canção satírica sobre temas da atualidade portuguesa. O público envia letras sugestivas, a SIC dá a música. As interpretações ficam a cargo de uma companhia de cantores e bailarinos residentes. Apresentam-se, em cada programa, seis canções das quais três são premiadas. Foram 32 programas, cada um com cerca de 75 minutos. Apresentado por José Figueira.


Senhores Doutores 

1997-1998
Senhores Doutores é uma sitcom adaptada da série inglesa 'Doctor in Charge' que procura radiografar o universo e o quotidiano de um hospital muito peculiar, onde rir parece ser sempre o remédio mais eficaz. Do elenco desta série, realizada por Jorge Marecos Duarte e produzida pela SP Filmes, fazem parte, entre muitos outros, os atores Adriano Luz, António Feio, António Montez, Cristina Carvalhal, João Reis, Mafalda Vilhena, Rui Paulo e Sofia Alves.

No próximo sábado iremos relembrar mais programas da estação. Entramos no ano de 1998, ano em que a estrearam programas como "Fátima Lopes", "Roda dos Milhões" ou "Furor". Vai querer perder? Não, pois não? Junte-se a nós para a semana! Até lá!