Header Ads

Especial 20 Anos SIC - Edição 10



Ao longo de 22 edições iremos recordar os 20 anos da SIC em Portugal. Em cada semana, um ano diferente. Nas últimas cinco rubricas outras surpresas serão reveladas. De 21 de abril a 6 de outubro recordamos os programas que fizeram história nesta televisão, mostramos algumas curiosidades sobre a primeira estação generalista portuguesa e recordamos as audiências da época. Esta semana viajamos até ao ano de 1999...


RESULTADOS AUDIOMÉTRICOS

PROGRAMAS QUE MARCARAM ESTE ANO

Querido Professor 
2000-2001

Com Ricardo Carriço e Alexandra Lencastre nos principais papéis, Querido Professor é uma série de ficção nacional que retrata as aventuras de um jovem professor que vai dar aulas para uma pequena cidade no interior do país. Um ambiente familiar, humor, alegrias e algumas tristezas para ver em Querido Professor. 

Ninguém fica indiferente ao charme do professor Miguel. Ele regressa à sua terra natal cheio de energia e boa disposição para alegria dos alunos! Miguel revê a família, a irmã, a tia e todos os amigos de infância, mas o reencontro mais especial é com a ex-namorada, Helena, que apesar dos anos que passaram não esqueceu a sua paixão. Para além de viver diariamente os problemas dos seus alunos com a melhor boa vontade, o professor Miguel, enfrenta ainda os imprevistos da cidade que não são tão simples como parecem. Ao todo foram transmitidos 41 Episódios, com uma duração média de cada episódio de 65 minutos.


Cuidado com as Aparências
2000-2002




Nesta série, com 52 episódios de 40 minutos, o humor é mais do que uma aparência. Jacinta passa os dias a planear iniciativas que a coloquem no centro da vida social Portuguesa. Não há limites à sua imaginação, para desespero do paciente marido e perfeito terror dos "estimados" vizinhos, sobretudo da doce Elisa e seu irmão Artur.





Herman SIC
2000


A sala de visitas da estação onde semanalmente Herman José recebeu convidados dos mais variados quadrantes. Um talk show pontuado com momentos de humor.





O Maior Cabaret do Mundo 
2000

Talk Show de 15 episódios com espectáculo gravado no Moulin Rouge.O Maior Cabaret do Mundo é uma série de quinze especiais que presta homenagem à tradição europeia do grande espectáculo de cabaret. Gravado em Paris no Moulin Rouge, com uma plateia de quase meia centena de pessoas e com a participação especial de nomes da política, cinema, teatro, jornalismo, etc..




Capitão Roby 
2000

Capitão Roby é uma série de televisão portuguesa baseada na história real de um homem que ficou célebre, a partir dos anos 80, quando foi condenado por ter seduzido, burlado e abusado da confiança de dezenas de mulheres. Adaptada por Francisco Moita Flores para a SIC, e produzida pela Multicena, a série conta com a participação de actores como Vítor Norte, Anabela Teixeira, Jorge Almeida, Vera Alves, Noémia Costa, Marcantonio Del Carlo, André Gago e Heitor Lourenço.






Uma Aventura
2000-2005

Adaptação para televisão da série de livros juvenis com mais sucesso, nos últimos anos, em Portugal. Pedro, Teresa, Luísa, Chico e João formam um grupo destemido.Teresa e Luísa são duas gémeas “iguaizinhas como duas gotas de água” - não fosse a pequena diferença que teimam em esconder. Já Pedro é um excelente aluno, enquanto que Chico desdenha a escola preferindo praticar desporto. O grupo não fica completo sem João e o seu inseparável amigo Faial, o seu pastor alemão. Junta-se a eles ainda Caracol, o cão das gémeas. Juntos estão preparados para enfrentar os piores malfeitores, vivendo as aventuras mais incríveis, sempre ao encontro da justiça.





O Bairro da Fonte 
2000-2003

O Bairro da Fonte é uma série de ficção portuguesa que conta com a participação de actores como Víctor Norte, António Feio, Helena Isabel, Lena Coelho, Marco Horácio, Ricardo Pereira, Cláudia Teixeira, Vítor Espadinha, Inês Castel-Branco, Sylvie Dias, Francisco Nicholson e Margarida Vila-Nova.



[EXTRA]
SIC 10 Horas 
1999-2005

Na passada semana, por lapso, o programa SIC 10 Horas não foi um dos recordados. Sendo um dos maiores sucessos das manhãs da TV portuguesa, não poderia deixar de ser lembrado. Por isso mesmo, esta semana recuperamos o talk-show matinal português da SIC que foi apresentado por Júlia Pinheiro, e posteriormente por Fátima Lopes. Depois, de a primeira passar para outros programas da SIC e depois passar para a concorrência, a RTP, e depois para a TVI, Fátima Lopes, foi a grande cara deste programa. Em 2005, o SIC 10 Horas deu lugar a um novo programa de Fátima Lopes, Fátima. Com início a 22 de Fevereiro de 1999, o então SIC 11 Horas, manteve-se no ar há mais de quatro anos, tendo assistido a algumas interrupções pontuais e a uma mudança de nome – a 26 de Abril de 1999 surge com o nome SIC 10 Horas. O Programa terminou a 23 de Novembro de 2005.

Este programa era constituído de música, histórias de vida, passatempos e muitas rubricas como a Tertúlia Cor de Rosa, a Crónica Policial, a rubrica de Astrologia apresentada por a Maya entre outras rubricas. Durante algum tempo também existiu a rubrica Vou Ser Uma Estrela para descobrir novos talentos na área da música que até teve direito a um CD. O programa também era constituído por passatempos e teve vários mas o mais famoso  passatempo deste programa foi a Árvore das Patacas, que no programa Fátima também aparecia. O programa também tinha muitos momentos de humor e um dos humoristas residentes deste programa foi Camacho Costa.

Ao longo de mais de quatro anos, o programa obteve uma audiência média de 3.1% e um share de audiência de 39%. A sua melhor emissão deu-se no dia 21 de Dezembro de 2000, quando obteve uma audiência média de 6.4%. Mas no dia 12 de Agosto de 2002 obteve a sua melhor quota de mercado, ao registar 57.7% de share de audiência.




Até para a semana! Esperamos por si na 11ª edição do Especial 20 Anos SIC!