Header Ads

Audiências do 'Mega Pic-Nic' motivam queixa da RTP



Durante a manhã e tarde do último Sábado, a RTP1 transmitiu em direto do Terreiro do Paço, em plena Lisboa, o evento onde o campo vem à cidade através da conhecida marca de hipermercados e a música de Tony Carreira faz as delicias dos admiradores. Mas os resultados de audiências da empresa oficial volta a dar maus resultados aos programas da RTP.

Depois de durante a semana já ter apresentado algumas queixas, a televisão do estado volta a não deixar passar mais uma falta de coerência entre os resultados apresentados pela GfK, oficial desde Março, e pela Marktest, anterior empresa responsável.

Segundo os valores apresentados pela medidora oficial de audiências, a emissão 'Portugal, da Terra e do Mar' durante a tarde conquistou 4,7% de audiência média e 17,5% de share, ficando atrás da concorrência. Já durante a manhã, a mesma emissão ficou-se pelos 3,8% de rating e 16,8% de quota mercado.

Ora, segundo a Marktest, os valores foram diferentes. Pelo menos a avaliar pelo que escreveu Nuno Santos na sua página oficial do Facebook: «Salvador do Dia – A GfK só representa um certo país. Não gosta do Portugal da Terra e do Mar. Os programas especiais da RTP na manhã e na tarde de ontem lideraram as audiências na medição da Marktest. Idem para o Jornal da Tarde mas na medição oficial da GfK foram residuais. A festa continua…»

Também Hugo Andrade partilhou o estado do colega e escreveu: «A brincadeira continua e não se trata apenas de incompetência. Sei bem como se resolvia isto…»

Recorde-se que não é a primeira vez que a estação pública se sente prejudicada nos resultados de audiências, tendo já motivado várias queixas aos órgãos envolvidos no processo.