Header Ads

Teresa Tavares apresenta concurso na RTP2



A RTP2 está a preparar "Quem Fala Assim", um concurso de discursos coloca duas equipas, com alunos do 10.º ano, de escolas públicas e privadas, a discutir na Sala do Senado, pontos da Constituição da República Portuguesa. Teresa Tavares é a apresentadora, adianta o site A Televisão.

A conhecida atriz e apresentadora, que se estreou na condução de programas no CC, da SIC Radical, está, assim, de volta à televisão. A gravação do primeiro episódio decorreu na terça à tarde, na Sala do Senado, na Assembleia da República, em Lisboa. O programa será produzido em parceria pela RTP2, a Assembleia da República e a ARTV e deverá estrear ainda este ano no canal, adianta o DN.
 
 "A escola não pode pactuar com uma linguagem que não é socialmente aceite. A restrição do calão e da gíria dos trabalhos de casa é essencial para a preservação da língua portuguesa" disse Diogo Ferreira, aluno do 10.º ano, durante a gravação do primeiro programa.


"Cada aluno apresenta a sua tese durante cinco minutos, tem, num momento seguinte, três minutos para rebater a tese do adversário. São escolhidos 12 artigos e que vão permitir olhar para o que é a vida dos adolescentes, família, escola. Por exemplo, vai ser discutido se os pais podem prescindir do direito de educar os filhos ou se os alunos tem o direito de não querer aprender", esclareceu Teresa Paixão responsável pela autoria do concurso televisivo.

"A TV tem que ajudar a recuperar o ouvido", justificou Jorge Wemans, diretor de programas de RTP2.
Também Paula Moura Pinheiro, responsável pelos conteúdos infantis e juvenis do canal, elogiou a mais nova aposta televisiva. "Aqui temos meninos de 15 anos a tratar a Constituição por tu. Subir à tribuna vai ajudar a que estes jovens fiquem mais musculados na sua capacidade do dizer. Há um défice de voz no espaço público, é preciso ensinar a expor ideias, a debater...tudo isto são valores desenvolvidos neste programa.", concluiu a apresentadora de Câmara Clara.