Header Ads

Especial 20 Anos SIC - Edição 6


 Ao longo de 22 edições iremos recordar os 20 anos da SIC em Portugal. De 21 de abril a 6 de outubro recordamos os programas que fizeram história nesta televisão, mostramos algumas curiosidades sobre a primeira estação generalista portuguesa e recordamos as audiências da época. Esta semana continuamos no ano de 1996...

1996 (PARTE 2)

UM ANO DE GRANDES PROGRAMAS
Em 1996 foram quase duas dezenas de grandes programas em estreia e que se destacaram. Por isso mesmo, o ano de 1996 é recordado em 2 edições. Na edição desta semana entramos continuamos neste ano em que a SIC chega aos 48,6% de share. Para este resultado contribuíram programas como Super Buereré, Agora ou Nunca ou Portugal Radical.

PROGRAMAS QUE MARCARAM ESTE ANO

Marina Dona Revista 

1996

A revista à portuguesa em televisão. O espetáculo tradicional em todo o seu humor, com as canções e os momentos sérios que o tornam num dos géneros artísticos mais completos.




Agora ou Nunca

1996 – 1998
Em troca  de dinheiro,  Jorge Gabriel propunha  aos concorrentes  que ultrapassassem os seus medos. “Agora ou Nunca” marcou uma era nos chamados reality shows. Na memória ficou a célebre prestação do participante  com a iguana na cabeça e a frase repetida em estúdio e depois no país inteiro: “Ponha, ponha, ponha…”






Super Buereré

1996-1998
O "Super Buéréré" estreou em Abril de 1996 na SIC e durou cerca de 3 anos. O programa passava aos sábados e domingos de manhã e foi criado pelo brasileiro Ediberto Lima. A ideia do programa foi baseada nos programas infantis brasileiros, nomeadamente o "Xou da Xuxa". Produzido pela Ediberto lima Produções, foi apresentado pela cantora Ana Malhoa. A Ana já era conhecida do público infantil, tendo vários discos editados desde 86.

O programa tinha várias personagens, como a Melzinho, o Sapo Filipe, o Boi Ré-ré, a Vaca Ré-ré, o Príncipe, as Anetes e as Mini anetes. A Música tinha uma forte componete no programa e foram editados 4 discos com as músicas do Super Buéréré. Ao longo do tempo surgiram vários espaços, como por exemplo os truques de magia do Damião e da Helena, "Eureka, agora eu sei" entre outros. Havia ainda o correio que era lido pela Ana e eram mostrados os desenhos e as fotos enviadas pelos miúdos. Em cada programa haviam convidados, sobretudo musicais. O último programa foi para o ar a 27 de Dezembro de 1998.





Portugal Radical
1996 – 2002
Dedicado ao público mais jovem, feito de aventura e irreverência, este foi o programa que
deu visibilidade a uma das grandes modas dos anos 90 – os desportos radicais.




Conversas Secretas

1996 – 1998
Ao final da noite, Baptista Bastos recebeu vários convidados em estúdio – muitos famosos, outros  menos conhecidos, mas certamente  reconhecidos.  Personalidades com  histórias para contar e para aprender.



Club/Mundo VIP

1996 – 2001
Magazine semanal que percorreu os quatro cantos do mundo a entrevistar personalidades dos mais diversos quadrantes. Ao longo de cinco anos passaram por este programa quase todas as principais figuras do panorama artístico nacional e internacional.



Jasmim ou O Sonho do Cinema

1996-1999
Jasmim ou o Sonho do Cinema é uma adaptação do musical, com o mesmo nome, de Filipe La Féria. A história foi produzida pela La Féria Produções, a SIC e a Valentim de Carvalho. A música é de Gustavo Teixeira, a produção musical e orquestração de Renato Jr., a coreografia de Luís Moreira e a realização de Manuel Tomás.
Jasmim é um menino sonhador que gosta muito de pintar e que vive em África com a sua mãe. Jasmim gosta de brincar com os seus amigos e um dia, conhece um caçador inglês, Sr. Jack John Thunder. O caçador mostra-lhe a sua máquina de projectar filmes e o menino fica fascinado com o mundo do cinema. Quando lhe rouba a máquina, Jasmim começa a viver aventuras entre o mundo do cinema e o mundo real.





Sai da Minha Vida

1996
Comédia que conta as aventuras e desventuras amorosas de Mário (Miguel Guilherme), que tudo faz para reconquistar o grande amor da sua vida, a sua ex-mulher Marta (Rita Blanco).



E chegámos ao fim do ano de 1996! Na próxima semana avançamos até 1997 e entramos no ano mais visto de sempre da SIC, naquele em que a estação esteve muito perto de obter metade do share médio das audiências durante todo o ano. A série Médio de Família ou o programa Perdoa-me, são dois dos programas a recordar no próximo sábado. Até lá!