Header Ads

Especial 20 Anos SIC - Edição 5


Na semana em que a SIC emite a gala dos Globos de Ouro, o Fantastic recorda o ano em que o evento começou a ser emitido. Ao longo de 22 edições iremos recordar os 20 anos da SIC em Portugal. De 21 de abril a 6 de outubro recordamos os programas que fizeram história nesta televisão, mostramos algumas curiosidades sobre a primeira estação generalista portuguesa e recordamos as audiências da época. Esta semana viajamos até ao ano de 1996...

1996 (PARTE 1) 

UM ANO DE GRANDES PROGRAMAS
A primeira gala dos Globos foi para o ar em  1996. Mas não só. Em 1996 foram quase duas dezenas de grandes programas em estreia e que se destacaram. Por isso mesmo, o ano de 1996 é recordado em 2 edições. Na edição desta semana entramos neste ano em que a SIC se distancia da concorrência e atinge uns espantosos 48,6% de share. A TVI e a RTP1 continuam a descer  e a RTP apenas sobe em 0,1% de share.



PROGRAMAS QUE MARCARAM ESTE ANO

Globos de Ouro

1996-2012 
A Televisão, o Teatro, o Cinema, a Música, o glamour, as estrelas, o espectáculo! É a Gala dos Globos de Ouro no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Um júri de personalidades, profissionais na indústria das várias categorias a votação, deliberou sobre as figuras que mais se  destacaram, no ano passado, nas áreas de Cinema, da Música, do Teatro e da Televisão.

Grande Reportagem

1996 – 2012
No ar há mais de uma década, este prestigiado programa de informação proporciona-lhe momentos únicos de grande jornalismo investigativo. Sempre sob o olhar rigoroso, criativo e transparente dos repórteres da SIC, que já viram a qualidade dos seus trabalhos premiada por diversas vezes, este programa leva até si não só retratos da vida social, económica e política da sociedade portuguesa, mas também realidades internacionais que merecem reflexão.

Porque a vida é uma grande história, a SIC leva-lhe, todos as semanas, grandes histórias de vida.  Em horário nobre, conheça mundos desconhecidos que vivem mesmo ao seu lado. Viaje por cenários de guerra e de paz, de amor e de ódio.  Descubra vidas de luxo e de crime, de luta e de resistência.  Entre numa dimensão onde a Realidade é a mais pura evidência.




Ai, Os Homens!

1996 – 1998
Reuniu os ingredientes necessários para divertir  os telespetadores – um programa cheio de ritmo,  surpresas e fresquíssimo, sobretudo para aqueles que foram atirados à famosa piscina. Os únicos homens em estúdio eram os concorrentes e o apresentador, José Figueiras. Foi neste programa que António Feio interpretou o mítico Johnny Bigodes, um dos personagens mais famosos da sua carreira.

 
Esta Semana

1996 – 2001
Programa semanal sobre atualidade nacional e internacional, direto em estúdio. foi tendo ao longo do tempo com vários formatos: Entrevistas, debates e reportagens


Ousadias

1996

O objectivo do programa é proporcionar alguns dos serões mais ousados da televisão mostrando telespectadores irreverentes, provocadores e divertidos. Em cada programa Miguel Vital entrevistou da forma mais inesperada e insinuante várias personalidades públicas.


  
Pensão Estrela

1996-1997
Uma série humorística adaptada do original britânico Rising Dump, tendo como principais personagens Raposo, o senhorio avarento, apaixonado pela menina Amélia e outros dois inquilinos sempre prontos a enganar o senhorio.


Cantigas da Rua

1996 – 1999
Pôs  Portugal  inteiro  a  cantar na  rua.  Este  programa  com 48 episódios correu  o  país  de  lés  a  lés, convidando os portugueses a subir ao palco e a cantarem a sua música preferida. 



Adão e Eva

1996
Assinalou em 1996 a entrada da SIC nas coproduções cinematográficas e deu origem a uma minissérie de 3 episódios. Ganhou os Gobos de Ouro da SIC 1996 ao Melhor Filme, à Melhor Realização, à Melhor Actriz - Maria de Medeiros, e Melhor Actor - Joaquim de Almeida. Esta é a história de Catarina Menezes, uma mulher de trinta anos. É uma cara famosa da televisão, Canal 5 . Tem grande vontade de ter um filho e sabe exatamente o tipo de homem que deseja para pai dessa criança. Só não sabe quem é esse homem e onde o vai encontrar. A última coisa que quer é envolver-se com ele. Entre outras coisas, porque os homens são os chatos e ela já está apaixonada, por outra mulher... Mas, para Catarina querer é poder. 



Para a semana estamos de volta com mais uma série de programas que marcou 1996. Marina Dona Revista, Agora ou Nunca ou Super Buereré são alguns deles. Até para a semana!