Header Ads

Especial 20 Anos SIC - Edição 3



Ao longo de 22 edições iremos recordar os 20 anos da SIC em Portugal. Em cada semana, um ano diferente. Nas últimas cinco rubricas outras surpresas serão reveladas. De 21 de abril a 6 de outubro recordamos os programas que fizeram história nesta televisão, mostramos algumas curiosidades sobre a primeira estação generalista portuguesa e recordamos as audiências da época. Esta semana viajamos até ao ano de 1994...

A SIC CADA VEZ MAIS PERTO DA LIDERANÇA
Dois anos depois de começar as transmissões oficiais, a SIC estava cada vez mais perto da liderança. A RTP1 continuava a descer  (quase 20% de share no ano de 1994), a RTP1 passa de 2º para 3º canal mais visto e a TVI soma metade do share da SIC. Assim, o canal de Carnaxide aposta cada vez mais em programas inovadores, nas novelas da Globo e em noites diversificadas. Um tipo de programação nunca antes visto em Portugal.

RESULTADOS DE AUDIÊNCIAS EM 1994
RTP 1 – 46,8% de share
RTP2 – 9,8% de share
SIC – 28,7% de share
TVI – 14,7% de share
Fonte: Marktest

PROGRAMAS QUE MARCARAM ESTE ANO
1994 foi o ano do Ponto de Encontro entre Henrique Mendes e os portugueses, foi o ano em que Fátima Lopes disse a todos que All you need is Love ou que Júlia Pinheiro se juntou a outras caras mediáticas da televisão para a Noite da Má Língua. Estes foram apenas alguns dos programas mais marcantes deste ano.

 
Ponto de Encontro
1994 – 2000
O  grande  objetivo  foi  descobrir  e  reunir  familiares  e  velhos  amigos  que  a  vida  se encarregou de afastar,  com dignidade e respeito pelos sentimentos alheios. O Ponto de Encontro, apresentado por Henrique Mendes, com a sua experiência e sobriedade, fizeram deste programa, mais um sucesso SIC.

All you need is Love
 
1994 – 1997
Foi  a  revelação  de  Fátima  Lopes  na  televisão  portuguesa  –  um  programa  feito  de encontros e re-encontros entre casais.



Caça ao Tesouro
 
1994 – 1995
Um formato inédito, apresentado por Catarina Furtado, que punha à prova a cultura geral e  que  mostrou  Portugal  de  lés a  lés,  visto  de  helicóptero.  Um  programa  que  deu  a conhecer alguns dos mais belos tesouros do nosso país.



Cenas de um Casamento
 
1994 – 1995
Histórias de amor contadas na primeira pessoa e partilhadas com os portugueses até ao dia do “Sim”. Guilherme Leite foi o mestre-de-cerimónias.


A Noite da Má Língua

 
1994 – 1997
Polémico e irreverente, a “Noite da Má-língua” marcou. Sem tabus mas com muito humor, Júlia Pinheiro e o leque de comentadores residentes atreveram-se a dizer o que a maioria apenas se atreve a pensar – sobre o país, a política e os políticos, o futebol e a sociedade. Um programa que tirou o sono a muita gente.


Perdoa-me
1994 – 2000
"Perdoa-me" lida com os problemas de todos os dias. Ao longo de 26 programas, Alexandra Lencastre e Fátima Lopes apresentaram uma série de pessoas que, por alguma razão, feriram os sentimentos de algum amigo, namorada ou de alguém da família, vêm ao programa contar a sua versão da história e pedir perdão ao ofendido. Apenas com um ramo de flores e um desejo enorme de reconciliar pessoas, "Perdoa-me" é uma verdadeira ponte para muitos finais felizes.



Mini Chuva de Estrela
 
1994 – 1995
Em cada programa a apresentadora dá as boas vindas a cinco mini-concorrentes com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos. Os nossos pequenos concorrentes propõem-se a imitar o seu maior ídolo. Depois de uma pequena entrevista com a apresentadora, são caracterizados de acordo com a estrela que pretendem imitar (playback) e avançam para a porta mágica de onde emergem como pequenas grandes estrelas. No final ouvem a opinião de um júri constituido por 3 elementos. Mas aqui não há vencedores nem vencidos. O "Mini Chuva de Estrelas" é um programa onde os mais pequenos se divertem à grande.

No próximo sábado iremos relembrar mais programas da estação. Entramos no ano de 1995, no qual a SIC assume definitivamente o 1º lugar nas audiências e se afirma cada vez mais no panorama audiovisual. Big Show SIC e Malucos do Riso, são dois dos muitos programas a serem lembrados. Recorde connosco, na próxima semana!