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Telejornal foi mais visto na RTP África do que na RTP1


O novo sistema de audiências televisivas, da GFK, continua a ter casos polémicos, uma vez mais a envolver a RTP1. Desta feita, a estação pública volta a por em causa os dados do sistema e da empresa de audimetria, após revelar que no dia 5 de Abril o informativo das 20horas 'Telejornal' foi mais visto na RTP África que na RTP1, o canal generalista.
A denúncia é da própria estação que adianta que, de acordo com os dados relativos ao dia 5 de Abril, no período em que o Telejornal estava no ar, houve uma significativa transferência de espectadores da RTP1 para a RTP África.

Durante o Telejornal, a RTP 1 passou de súbito de 5,6% de audiência média para 1,5%, enquanto a RTP África, de 1% subiu a sua audiência para 5,3%. Ora, tal significa que, de acordo com os dados da GfK, 392.690 espectadores, pelas 20h23 desse dia, mudaram da RTP1 para a RTP África, já que o espaço noticioso é transmitido em simultâneo nas duas antenas.

Nesse dia, a RTP África, canal só disponível na oferta por subscrição, acabou por obter nessa emissão do Telejornal uma audiência média de 2,3%, ou seja de 214 mil indivíduos, e um share de 5,3%. Já na RTP1, o noticiário da noite conseguiu em média uma audiência de 6,2% e um share de 14,2%.

Situação análoga já tinha sucedido no dia 1 de Abril, mas dessa vez reportando ao Jornal da Tarde, também da estação pública.


Este caso volta a por em causa o novo sistema de audiências, que começou a funcionar oficialmente a 1 de Março.

Hoje mesmo, a Marktest - empresa que assegurou os dados de audiências de televisão nos últimos 13 anos em Portugal - garantiu que o seu painel continua a funcionar e é o melhor, mostrando-se disponível para continua a medir as audiências nacionais.

“O nosso painel encontra-se a operar segundo as regras definidas pela própria CAEM [Comissão de Análise de Estudo de Meios], e traduz, neste momento, a verdade sobre as audiências de televisão em Portugal”. A afirmação pode ler-se num comunicado assinado pela Marktest Audimetria a que a Meios & Publicidade teve acesso.

No mesmo documento é ainda enfatizado que “após acordado com a CAEM, implementámos no nosso painel a tecnologia audiomatching”, sendo “que nos encontramos em melhores condições técnicas para responder aos desafios da era digital”.

Desta feita, realça ainda o comunicado, “a Marktest Audimetria está em condições de garantir a prestação do serviço de audimetria. Encontrando-se disponível para ser auditada sempre e quando os clientes o entenderem”.