Header Ads

As personagens de "Louco Amor" (com fotos) - Parte 2


Estreia no inicio de Maio a nova novela da TVI, Louco Amor. O Fantastic já te apresentou a história e quatro dos núcleos da trama escrita por Tozé Martinho. Hoje conhecerá os outros quatro que completam o leque de personagens da história. As famílias Correia, Morais, Rebelo Corvo e Menezes são as que apresentamos hoje.

FAMÍLIA CORREIA


Rafael Correia (Luís Esparteiro)
Rafael é um empresário bem-sucedido. É aparentemente um homem afável e bem formado mas, na verdade, é um homem frio, calculista e sem escrúpulos que faz o que for preciso para atingir os seus objetivos.


É casado com Graça de quem tem um filho, Miguel. Tem ainda três enteados: Duarte e Mafalda, filhos de Graça de um primeiro casamento e Chico, seu sobrinho, filho do seu irmão Carlos.
Rafael era apaixonado por Ana Maria, casada com Carlos, o seu irmão mais velho. Rafael casa com Graça, irmã de Ana Maria. No dia em que Carlos “mata” Ana Maria, Rafael sofre um duro golpe e jura vingança. Jura tirar ao irmão tudo o que ele tem de importante porque ele, além de ter casado com a mulher que Rafael sempre amou, matou-a.

Rafael fez fortuna com o dinheiro que recebeu quando ficou com a tutela do sobrinho. É empresário e proprietário de fábricas. Há cinco anos abriu a Broadway, um negócio criado para satisfazer um desejo da amante, Violeta, mas que, ao contrário do que alguma vez pensou, lhe tem trazido muito lucro, prestígio e contactos. Um dos aliados de Rafael é Onofre. Conheceu-o por ser contabilista de um amigo e parceiro de negócios, António, com quem se incompatibilizou quando António se recusou a vender-lhe a Quinta dos Castanheiros. António morreu uns tempos depois num acidente de caça. Rafael ainda não desistiu de adquirir a propriedade à viúva de António, Carlota, e vai fazer tudo para o conseguir.


Leonor Correia (Suzana Borges)
Leonor é irmã de Carlos e de Rafael. Quando Carlos é preso, Leonor é internada numa clínica por entrar em grande agitação pois presenciou a morte da cunhada cujos contornos só serão revelados ao longo da história. Com a prisão de Carlos, Leonor fica desamparada, o internamento prolonga-se por decisão de Rafael e esta perde o contacto com a família e com o mundo. Durante dezoito anos vive isolada, apenas Graça a visita esporadicamente tornando-se uma pessoa muito fechada e só.

Leonor foi sempre uma pessoa especial. Tinha, como ainda tem, uma enorme paixão pelo irmão mais velho, Carlos, que se sentia responsável por ela e procurava interessá-la por todos os assuntos que o interessavam. Foi sempre com Leonor que discutiu as suas leituras e, posteriormente, a sua escrita.
Dezoito anos de isolamento só fizeram mal a Leonor, fechou-se emocionalmente e quando finalmente Carlos a consegue tirar da clínica ela tem um forte bloqueio emocional.

À medida que volta “à vida” vai reencontrando a sua sanidade, revelar a sua inteligência e, finalmente vai encontrar o caminho da felicidade ao lado do homem de quem sempre gostou: Filipe, o amigo de Carlos. A ternura e a dedicação de Filipe devolvem-lhe a alegria de viver e o equilíbrio emocional.


Graça Correia (Helena Isabel)
Graça é completamente apaixonada por Rafael, desculpa-o de tudo e evita a todo o custo contrariá-lo. Defende-o junto dos filhos e acha-o o melhor homem do mundo. A atitude de Graça mudará quando esta descobrir que Rafael a engana. Graça é boa pessoa, adora agradar e procura sempre ver o lado bom e bonito das pessoas e da vida. No entanto, ao saber-se traída, a atitude de Graça vai transformar-se radicalmente e, discreta e ardilosamente, vai ser a maior inimiga de Rafael, sem que este se aperceba.


Miguel Correia (Lourenço Mimoso)
Miguel é o único filho de Graça e Rafael. Miguel é amigo de Marina, filha de Gi. Miguel é uma criança alegre e curiosa que quer sempre saber tudo e perceber tudo.


Francisco Correia - Chico (David Carreira)
Francisco é filho de Carlos Correia e de Ana Maria Correia. Não tinha ainda um ano quando a mãe adoeceu com cancro. Nunca teve ligação com ela. Após a sua morte, e de o pai ter sido acusado do homicídio da mãe (eutanásia), foi entregue aos tios Rafael e Graça e por eles criado como um filho. Nunca teve relação com o pai e dele só sabe o que o tio Rafael lhe contou: que o pai assassinou a mãe e que o que ele fez não tem perdão.

Chico é ingénuo e idealista no campo amoroso, mas muito prático e frio no campo do trabalho. Está a acabar o curso de gestão e trabalha com Rafael. Chico habituou-se a olhar para Rafael como um modelo a seguir. Admira a sua força e a sua ambição. Gosta da sua postura de “os fins justificam os meios”, embora no início da novela acredite que Rafael é um empresário implacável mas que faz tudo dentro da lei.

Desde sempre que, por ser filho de Ana Maria, a grande paixão da vida de Rafael, foi o “filho” preferido do empresário. Esta situação coloca-o em choque direto com Duarte. Quando Chico reencontra o pai, depois de 18 anos de prisão, reage mal, com violência, acusa-o de ser um criminoso e quer distância dele. Ao longo da novela esta postura vai suavizando-se, até ao ponto em que Chico estará preparado para aceitar o pai e perceber que o tio, não é a pessoa que ele pensava. Chico apaixona-se por Berta, uma mulher dez anos mais velha que ele e é ao lado dela que vai descobrir o amor e as verdades que lhe esconderam ao longo da vida.



Duarte Mendes (José Carlos Pereira)
Duarte é um homem íntegro e de princípios. Tem uma relação difícil com Rafael, o marido da mãe, por se sentir sempre preterido e desvalorizado por ele. Além disso não consegue aceitar muitas das coisas que Rafael faz, por as achar desonesta, e no princípio da novela enfrenta-o e despede-se pois até aí trabalhava com ele. Duarte é arquiteto e quando fica desempregado decide criar um negócio próprio: uma agência de empregos on-line que ajuda pessoas a encontrarem emprego e a realizarem os seus sonhos. Patrícia, a namorada, dá-lhe força e vai ajudá-lo.

Duarte pensa que casará com Patrícia até ao dia em que conhece Margarida e se apaixona por ela. Duarte termina a sua relação com Patrícia para ficar com Margarida, mas Patrícia vai fazer de tudo para reconquistar Duarte não olhando a meios para o afastar de Margarida. Tomás será também um grande rival de Duarte que tentará até ao fim da novela afastá-la dele. Enquanto luta pelo amor de Margarida, Duarte irá enfrentar Rafael e ajudar Carlota a preservar a quinta dos Castanheiros.


Mafalda Mendes (Liliana Santos)
Mafalda está a acabar Belas Artes. Gosta de cenografia e irá trabalhar com Marta, a melhor amiga da mãe, que é decoradora. No início da história Mafalda vive uma relação com Tomás, por quem pensa estar apaixonada e luta pela relação, sobretudo porque Rafael se opõe veementemente à mesma. Mafalda é a “menina” de Rafael e manipula-o para conseguir os seus objetivos. Tomás é o único ponto em que Rafael e Mafalda não se entendem porque Rafael não aceita, de maneira nenhuma esta relação.

Quando Mafalda se apercebe que Tomás se aproxima de Margarida, vai unir-se a Patrícia, a sua melhor amiga, e as duas vão tentar afastar Margarida dos seus namorados. Uma sucessão de acontecimentos fazem Mafalda perceber a índole de Tomás e a afastar-se dele. Nessa altura conhece Rui, por quem se apaixona. O romance acaba súbita e insolitamente mas as circunstâncias darão a Tomás um poder de manipulação sobre Mafalda que a levarão a fazer tudo o que Tomás quiser.


Família Rebelo Corvo
Marta Rebelo Corvo (Rita Salema)
Marta é mãe de Patrícia e é viúva. É uma prestigiada decoradora, conhecida nos círculos sociais. É uma mulher divertida e mundana. É muito exuberante e acha que nenhum homem lhe resiste.
No seu íntimo, vive um grande vazio e uma solidão imensa. A sua forma otimista e alegre de viver a vida ajudaram-na a ultrapassar o grande desgosto da morte do marido. No entanto a sua alegria é a máscara para a sua dor e quanto mais exuberante está, quanto mais precisa de ir a festas, intimamente, maior é a sua dor.

Como é da natureza humana, tentou encontrar escapes para ultrapassar a dor. O jogo é o seu escape. Marta tem bastante dinheiro, não joga por ambição, joga pela emoção. Normalmente não perde, até costuma ganhar e gasta tudo o que ganha em exuberantes compras que também alimentam o seu vazio. Quando um dia perde uma considerável fortuna e recorre a um agiota para lhe emprestar dinheiro com o intuito de voltar a ganhar o que perdeu mas perde novamente, Marta apercebe-se que pode realmente perder património e entra em choque. Vai começar a perder e a tomar consciência da sua adição.

A primeira vez que perde o dinheiro do agiota ainda consegue recuperar mas, a partir daí a queda para o abismo é veloz. Será um novo amor que a vai ajudar a reencontrar o equilíbrio e a alegria de viver que entretanto é também perturbada pelas atitudes da sua filha Patrícia decorrentes da obsessão que tem por manter o amor de Duarte e pela intervenção determinante que irá ter nos planos da sua melhor amiga, Graça, que quer derrotar Rafael.


Patrícia Rebelo Corvo (Sara Prata)
Patrícia é namorada de Duarte e é apaixonada por ele. É finalista de farmácia. É uma pessoa conservadora e pouco exuberante. Lida muito mal com a personalidade da mãe que é muito exuberante. Além disso, a sua vida é assombrada pelo problema da mãe, que é viciada no jogo. Este problema vai trazer muitas contrariedades e desgostos a Patrícia.
O seu maior sonho é casar com Duarte e ter filhos. Quando Duarte termina o namoro com Patrícia a sua loucura e obsessão revelam uma índole perversa que ultrapassa todos os limites para afastar Duarte de Margarida. Nas suas artimanhas, deixa-se enredar por Tomás, ficando também ela subjugada às vontades dele.

Núcleo Caetano Menezes


Carlota Caetano Menezes (Simone de Oliveira)
Carlota ficou viúva há três anos. O marido, António, morreu num acidente de caça que nunca ficou bem explicado. Vive sozinha com a empregada, Custódia, e afastou-se de toda a gente. Recebe esporadicamente Graça de quem nunca deixou de ser amiga apesar da contenta entre o marido de ambas. Gosta muito de bailado e tem lugar cativo no S. Carlos, onde vai religiosamente uma vez por mês. Ouve imenso música clássica. Desde que o marido morreu é ela que gere os negócios sem lhes dar muita atenção, delegando mais do que devia no contabilista Egídio Onofre.

Quando Carlota conhecer Margarida, que recebe em sua casa por ser uma rapariga que vem de Castelo de Vide, onde Carlota tem uma grande propriedade, a sua vida vai mudar e vai encontrar de novo alegria e o entusiasmo de viver. Carlota na sua juventude era muito alegre e o azedume e amargura aparente com que se expressa hoje vão, lentamente, dar lugar à pessoa cheia de vida que foi quando era jovem. A sua alegria aumenta quando conhece Óscar e, da amizade entre os dois, nasce o amor. Óscar e Margarida, além de ajudarem Carlota a recuperar a alegria vão ajudá-la, juntamente com Duarte e Carlos, a não perder a Quinta dos Castanheiros.


Custódia Veloz (Isabel Medina)
Custódia é empregada interna de Carlota há muitos anos. Quando Margarida vai trabalhar para casa de Carlota, Custódia olha-a como uma inimiga e vai fazer tudo para a difamar e lhe complicar a vida pois não quer que Margarida crie laços com Carlota porque isso pode pôr em causa a herança que ela conta receber de Carlota.

A vida tornou-a uma mulher desconfiada e amarga. Apesar de não os expressar muito, todos os seus afetos são dirigidos a Carlinha e as suas ambições são-lhe transferidas. Custódia pensa intimamente que se Deus um dia lhe levou tudo, um dia também lhe devolverá o que levou, para viver melhor o fim dos seus dias.

O passado de Custódia é um assunto tabu de que ninguém fala, por respeito à dor dela. No entanto, quando as ambições de Custódia começarem a ser exageradas a irmã vai obrigá-la a olhar o passado. A ambição desmedida que a fez perder tudo no passado vai pô-la à prova novamente.
Custódia é dissimulada e ardilosa nos seus planos. Vai primeiro tentar deixar Margarida mal vista perante Carlota. Quando perceber que não consegue, vai associar-se a Onofre que lhe começa a pagar pelos seus serviços e com quem vai tentar ter um romance.


Egídio Onofre (José Raposo)
Egídio Onofre é conhecido por Onofre. É um homem reservado e solitário que percebeu que tinha muito a ganhar se soubesse dar as informações certas às pessoas certas. É contabilista e tem como assistente Elsa, a sobrinha de Óscar. Uma das suas mais importantes clientes é Carlota a quem faz crer, durante algum tempo, que é muito honesto e sério.

Na verdade Onofre é o braço direito de Rafael nas suas maldades, trafulhices e maquinações. É Onofre que executa ou manda executar as ordens de Rafael e conhece muitos dos seus segredos. Onofre tem especial interesse no negócio da compra da Quinta dos Castanheiros que Rafael tenta há anos concretizar. Onofre, por ser contabilista de Carlota, tem acesso a muita informação que usa e manipula para ajudar Rafael a concretizar o negócio. Em casa de Carlota, Onofre tem a ajuda de Custódia que começa por aliciar com dinheiro mas com quem acaba por viver um romance peculiar. Onofre gosta muito de mulheres bonitas e esta fragilidade pode fazê-lo pagar um preço demasiado alto pelas suas ações.

Família Morais


Joana Morais (Marta Fernandes)
Joana é casada com Pedro, de quem tem dois filhos: Inês e Tiago. Joana é advogada e trabalhava com o marido numa empresa que fechou subitamente, despedindo todos os empregados. Joana e o marido ficam sem emprego e sem possibilidade de fazer face às despesas mais elementares. Desesperada, Joana está disposta a aceitar qualquer trabalho, contando que seja honesto. Vai trabalhar para a Broadway, como empregada de mesa.
É dedicada e lutadora. Vai ter de se adaptar à nova vida e ser o equilíbrio da família perante a dificuldade que todos vão sentir com a adaptação à nova realidade. No entanto, a nova realidade vai trazer a Joana novas oportunidades e Joana vai concretizar o seu grande sonho de ser cantora profissional. Joana vai alcançar o sucesso através das adversidades e enfrentar sérios problemas no seu casamento originados pelas mudanças que ocorreram na sua vida.


Pedro Morais (Victor Emanuel)
Pedro é engenheiro e é casado com Joana. Trabalhavam na mesma empresa e como foram os dois despedidos ao mesmo tempo, têm de repensar a vida. Pedro vai trabalhar para a Broadway como técnico de manutenção. A sua incapacidade de lidar com o sucesso profissional de Joana vão levá-lo a tomar decisões irrefletidas e arriscadas, com graves consequências legais. Pedro vai ter de ultrapassar grandes desafios por ver o seu casamento, a sua relação com os filhos Inês e Tiago e a sua visão do mundo posta em causa.


Inês Morais (Adriana Sá)
Inês é irmã de Tiago e filha de Pedro e Joana. Vai ser a mais otimista e prática da família quando é confrontada com a mudança de vida e a saída do colégio.


Tiago Morais (Rodrigo Figueiredo)
Tiago é irmão de Inês e filho de Pedro e Joana. Vai ser o mais adverso às mudanças que a família vai enfrentar.