'Portugal no Coração' com zero espectadores durante 25 minutos
Durante a emissão desta terça-feira de ‘Portugal no Coração’, na RTP1, a estação pública perdeu toda a sua audiência durante cerca de 25 minutos. Sensivelmente entre as 17h25 e as 17h50, não foi registado pelo novo sistema de audiências da GFK - nova empresa oficial de audimetria - qualquer espectador, divulga o Correio da Manhã.
Parece estar para durar a contestação da RTP face aos valores de audiências registados nos últimos dias pela GFK e aprovados pela CAEM.
Após o período em que registou zero espectadores, o canal público voltou a ter audiências e em valores mais altos do que aqueles que registava antes do ‘corte’.
O CM sabe que a estação pública já pediu uma explicação à Comissão de Análise de Estudo de Meios (CAEM) para o sucedido.

O CM tentou contactar a CAEM, mas até ao momento não teve sucesso.
A administração da RTP terá já enviado uma carta à CAEM, organismo responsável por todo o processo, onde coloca uma série de questões, nomeadamente se o contrato assinado entre a CAEM e a GfK está a ser cumprido.
Na missiva, assinada por Guilherme Costa, presidente do grupo público, a RTP exige uma resposta em 48 horas e deixa claro que se a CAEM considerar que o contrato está a ser cumprido vai "exercer imediatamente o direito à realização de uma auditoria" e se esta confirmar os erros apontados, a empresa "não hesitará em responsabilizar a CAEM (...) pelos danos causados".
A RTP tem feito nos jornais informativos da estação várias peças sobre esta situação.

Hoje no Jornal da Tarde da RTP1 foi feito o comparativo entre a audiência média diária da estação, segundos os valores da GFK e da Marktest, anterior empresa de audiências, e a diferença é notória:
A GFK já admitiu o erro, relativamente à queda abrupta da audiência do programa 'Portugal no Coração', estando a avaliar o sucedido.
Comente esta notícia