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Gkf substitui Marktest na medição de audiência

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Desde ontem, a Gfk passou a ser a empresa oficial de medição de audiências em Portugal. Apesar de ainda não se saber os resultados do primeiro dia (ontem, Quinta-feira), a empresa apresentou uma medição-teste realizada no dia anterior, em que a Marktest ainda estava no ativo. A verdade, é que os valores apresentados pelas duas empresas são bastante díspares, o que causou alguma polémica.

Segundo o CM, a Gfk diz que a TVI liderou com 22,3% de share, a RTP1 com 21,1% e a SIC com 20%, contra os 33,6% do Cabo. No entanto, a Marktest deu a vitória à RTP1, mostrando valores de 27,2% de share para a estação pública, contra os 22,1% da TVI, os 21,6% da SIC e os 26% do Cabo.

Este resultado gerou alguma polémica, sobretudo porque a RTP1emitiu nesse dia dois jogos da seleção nacional, sendo um deles emitido em horário nobre e com a seleção principal, cujas audiências são sempre garantia de sucesso. Outro dos pontos criticado pela RTP é a amostra utilizada para a medição. "As classes acima dos 65 anos estão sub-representadas e são as que mais consomem TV, sobretudo RTP 1", diz fonte da RTP. 

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Já o diretor-geral da TVI, José Fragoso, diz que o sistema "evoluiu muito nas últimas semanas". Contudo, o ideal seria "ganhar mais alguns dias", o que foi recusado pela Marktest, empresa responsável pela audimetria televisiva até aqui. "Há situações que precisam de ser corrigidas, como o painel, que é jovem, mas nada que coloque em causa o início da leitura de dados", diz. 

A SIC, apurou o CM, está preocupada com as críticas à credibilidade do sistema, que podem abalar o mercado publicitário, já por si fragilizado. A polémica já tinha sido instalada quando em 20 de Fevereiro aconteceram outros erros técnicos. Nesse dia, a Gfk mediu uma audiência de zero telespectadores durante 20 minutos do jogo Guimarães-Benfica, emitido na Sport TV. 

António Salvador, presidente da GfK, diz-se "estupefacto" com as críticas e assegura que o painel não podia ser "mais cuidado" e representativo no que diz respeito a região, classes sociais e lares com e sem TV paga. "Irá melhorar, pois qualquer painel precisa de tempo de vida."

A GfK Portugal foi a empresa designada pela CAEM (Comissão de Análise de Estudos de Meios) para realizar o estudo de Medição das Audiências de Televisão em Portugal nos próximos 5 anos.

Trata-se de um projecto conduzido junto de um painel de lares representativo da população portuguesa. A tecnologia utilizada é o audio-matching, desenvolvida pela GfK Telecontrol. Esta tecnologia permite a medição do sistema analógico bem como do sistema digital.