Header Ads

Festival da Canção com atuações especiais

 
No próximo Sábado realiza-se mais uma edição do Festival da Canção. Este ano, para além das atuações dos 12 intérpretes deste ano, com temas onde o fado será o protagonista principal, o palco do estúdio 1 da RTP vai receber cinco actings especiais.

Sendo a música o mote de todo o festival e como tudo na música gira em torno de dois elementos, o som e o tempo, os momentos performativos propostos pela Tavolanostra vão recriar de forma estilizada a evolução e a importância da música nas suas diferentes vertentes... e também nas variadas formas em como a recebemos e a interpretamos!

Dividido em duas partes - separadas por um intervalo -, o Festival da Canção 2012 vai ter na primeira parte as 12 atuações. Vamos pois ouvir quatro temas de cada vez, intercalados por 3 actings nestes diferentes momentos. A votação dos temas só começa quando todos os temas tiverem sido ouvidos pelo público.

Ao longo da noite, o espetáculo apresentado por Pedro Granger e Sílvia Alberto, contará com 5 actings:

ACT 1: Homenagem a Pedro Osório

Pedro Osório tinha por natureza o hábito de não se expressar verbalmente, mas através de atitudes.
Pedro Osório era um homem dos sentidos, uma referência da música portuguesa em geral e nos festivais da canção em particular.

ACT 2: Os grandes maestros

Compositor era Pedro Osório, mas outros maestros houve que nos marcaram igualmente. O clássico não passa de moda, especialmente quando tem qualidade, importância história e relevância afetiva.
Mozart, Beethoven, Verdi, Vivaldi, Chopin e Bach... mas também Braga Santos, Freitas Branco e Lopes-Graça serão exemplos inequívocos neste act.

ACT 3: Evolução

A música como a conhecemos precisou de muitas formas para chegar a todos. As mudanças e transformações ao longo do tempo deram origem a novos elementos... que nos aproximaram da música. A bobine, o vinil, a cassete, o cd, o mp3, o mp4...  Tantos suportes permitiram a universalidade e a propagação do som que nos aquece a alma e nos pôs a dançar!


ACT 4: Festival em voz
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivt8RCjfyUiTnc0ETcPD3B2LGW3xBM5b6g3cC7Cc2aHSNkDydoqmi77piMa0HBACunHRJL24e7n0qVli8eqUee2Jupts-KOQ2nAyc0N49QO6F0TNcOiqwwTOPTydcvTOAn3vX8gnZkTXc/s400/vania+na+eurovisao.JPG
A identidade e o espírito nacional são representados anualmente no Festival da Canção, num desfile criativo de música e letras que retratam o que é ser português. Porque na nossa memória coletiva habitam temas intemporais, não podíamos deixar de os recordar... mas trazendo-os para o futuro. Atentem bem, porque a música pode fazer-se usando mais do que os instrumentos que moram no nosso imaginário.

ACT 5: Orgulho

O Festival da Canção é um evento para celebrar também o orgulho nacional. O carisma e o charme dos bairros típicos de Lisboa, a tradição dos azulejos, as sardinheiras nas varandas.Alguns apontamentos que nos conduzem ao grande tema do Festival: o Fado. Todo este ambiente será transposto para o grandioso palco da edição deste ano do Festival da Canção.