Header Ads

Carnaval em Portugal

 http://2.bp.blogspot.com/-Z0qeMeu1mDc/TyZ2N6PWlYI/AAAAAAAAAUo/i4TPfQSQq_Y/s1600/carnaval-2012.jpg
Este fim-de-semana, o espírito carnavalesco estará presente em várias partes do mundo e Portugal não é excepção. Apesar da crise económica e da não tolerância de ponto no dia 21, os portugueses saem à rua e festejam da melhor forma esta tradição carnavalesca. O Fantastic sugere alguns dos carnavais mais populares do nosso país e revela-lhe alguns pormenores dos mesmos.

Entre os mais conhecidos carnavais de Portugal estão os de Estarreja, da Madeira, Ovar, Figueira da Foz, Loulé, Sesimbra, Sines e Torres Vedras, terras que estarão em festa até à próxima Terça-feira.
 http://www.bignovidades.com/wp-content/uploads/2012/01/Carnaval-Torres-Vedras-2012.jpg
CARNAVAL DE TORRES VEDRAS 

O Carnaval de Torres é das poucas festividades de carnaval que se mantêm fiéis às tradições da comemoração do entrudo em Portugal. Este carnaval distingue-se na celebração dos festejos contando com a participação espontânea e massiva dos cidadãos.

Nos corsos participam os carros alegóricos, os grupos de desfile, as "matrafonas" (homens mascarados de mulher) e os famosos cabeçudos (bonecos gigantes) acompanhados pelos "Zés-Pereiras". Contudo, muitos são os populares que se associam à folia, maioritáriamente mascarados, e que desfilam nos espaços livres entre os carros alegóricos e os grupos de desfile.

Os corsos principais são compostos por carros alegóricos oficiais e ainda por carros espontâneos que têm vindo a a participar cada vez mais e melhor. A persistência do modelo dos "Reis do Carnaval" de Torres é surpreendente pela sua composição (sempre dois homens, por razões que a tradição social explica), pela pose sarcasticamente grandiloquente, pelos adereços desconcertantes ou pela sua afirmação como referência a foliões.  O Carnaval de Torres Vedras auto intitula-se de "O mais português de Portugal".

http://www.carnaval.ovar.net/sites/default/files/photos/image_FCO/thumb_70/640x480_crop_thumb_cartaz2012.jpg
CARNAVAL DE OVAR
O Carnaval de Ovar é hoje a maior manifestação cultural da cidade e um dos mais importantes certames do género do país. Realiza-se todos os anos com a presença de milhares de espectadores, vindos de todo o país para assistir «in loco» a um cortejo marcado pela alegria e vivacidade, pela cor e movimento.

Este ano, suas altezas são  El Rei D. Portuga, o "Káguincha" e a Rainha D. Troika, a "Valentona" ao Carnaval de Ovar 2012. A recepção dos mesmos já aconteceu, num clima de festa, na semana passada.

O carnaval porco, que se realizava no âmbito do principal, consistia numa batalha entre a população. O adjectivo porco advinha-lhe do facto de os adversários em confronto usarem de tudo um pouco para a batalha, desde pacotes de serradura, água, tomates, ovos e tudo o que calhasse. Durava uma hora – começava com a sirene dos bombeiros e terminava da mesma forma. Eram sessenta minutos de anarquia, sessenta minutos de loucura total.

http://www.imprensaregional.com.pt/diariodosul/~media/downloads/253.big.jpg
CARNAVAL DE SINES
Sines é uma das cidades portuguesas com maior tradição carnavalesca. Todos os anos afluem milhares de pessoas de todo o país ao Carnaval propriamente dito e ao Carnaval de Verão. Já reconhecido a nível nacional nas primeiras décadas do século XX, o Carnaval de Sines - o primeiro a ter corso nocturno - mistura o espírito satírico e a criatividade dos portugueses com o brilho e a energia do Carnaval do Brasil para criar um espectáculo vibrante em que toda a cidade se envolve.

O Carnaval de Sines continua a ser uma referência não só a nível regional mas também nacional, com milhares de pessoas a deslocarem-se anualmente à cidade de Sines, para ver um dos melhores carnavais do nosso país.

Marta Andrino (Verónica em MCA) e Sérgio Mateus (apresentador da RTP) marcarão presença neste Carnaval, sendo os reis da festa.

http://olhoshot.com/imagens/trabalhos/carnavaldeestarreja.jpg
CARNAVAL DE ESTARREJA
As primeiras referências às origens do Carnaval de Estarreja datam do final do Século XIX. Dessa altura chegaram-nos notícias das célebres "Batalha das Flores", alegres cortejos da época carnavalesca com carros alegóricos ricamente decorados e engalanados que, sob o patrocínio de algumas firmas e famílias locais, desfilavam pelas ruas de Estarreja, em plenas manifestação de alegria.

A década de 90 foi de afirmação do Carnaval de Estarreja. Sempre a subir de qualidade e de participantes, com um gradual crescimento do número de visitantes. Em 1990 houve, pela primeira vez, votação e classificação dos grupos.

Este ano, a Associação do Carnaval de Estarreja (ACE) escolhe Fanny (ex-Casa dos Segredos) para ser a rainha no desfile de Domingo. Inicialmente João Ricardo estava previsto para ser o rei da festa, mas tal não foi possível devido ao corte de 10% no apoio camarário.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9rtf32jBN9S1yzp-Ih4bsDZIkbsk2RXfBQ4O1omye4qz50a2uSWsX0qlgeP14pPjSBGZv_cYKDQ_2oIpeXfCM_lVqGgzc9EA2VBgSZuGNc8O81HF7FQ42hyphenhyphenhJdHDQd8Cr8GpABES8zIC-/s1600/413502_178054275633914_121674941271848_259152_596052322_o.JPG
CARNAVAL DE SESIMBRA
O Carnaval de Sesimbra tem vindo a assumir-se como um dos momentos culturais e sociais mais significativos no concelho. Na verdade, para além daquilo que é de mais fácil apreensão, ou seja, o elemento lúdico, a brincadeira, a cor, a música e o movimento, serem, só por si factores de coesão social, as Escolas de Samba têm sabido desenvolver uma linguagem crítica em relação a determinados problemas, colocando-os nos seus sambas de enredo.

O programa de Carnaval é mais extenso: começa com os desfiles dos Estabelecimentos de Ensino do concelho, na 6ªfeira, no sábado sai para a rua o grupo feminino “Tripa Mijona” e na segunda-feira, o Desfile de Palhaços – enche a vila de cor e alegria. Na quarta-feira de cinzas, o enterro do Bacalhau assinala o culminar do período de folia.

Durante estes dias, as Cegadas percorrem algumas das aldeias com a sua crítica satírica sempre bem ensaiada. Sesimbra vive o Carnaval 24 horas por dia, com alegria, cor, muita animação e com uma arte de bem receber que atrai milhares de turistas todos os anos. Também este Carnaval não terá famosos.

http://press.algarvecentral.net/wp-content/uploads/2012/01/Carnaval-de-Loule-C.M.Loul%C3%A9-Mira-500x311.jpg
CARNAVAL DE LOULÉ
O ano de 1906 foi o ano zero do Carnaval Civilizado de Loulé. Até aí, os festejos assumiam aspectos agressivos de pouca graça, monótonos e sensaborões.

Um grupo de louletanos decidiu alterar-lhe a feição, civilizá-lo, torná-lo mais asseado e elegante. A ideia foi bem recebida pelo povo louletano, que decididamente a acarinhou e pôs em prática. E numa hábil campanha de promoção daquilo que se pretendia levar a efeito, o povo recorreu aos mais diversos meios que tinha ao seu alcance.

Actualmente, o Carnaval foca outros temas, como a sociedade em geral, o sistema político e os eventos mais importantes previstos durante o ano, numa crítica cheia de bom humor, divertimento e muita gargalhada. E como a crise chega a todo o lado, também m Loulé não haverá figuras públicas a desfilar.

http://www.asbeiras.pt/wp-content/uploads/2012/02/reis-carnaval-fig-.-PC-6.jpg
CARNAVAL DA FIGUEIRA DA FOZ
Paulo Futre é o convidado especial desta edição do Carnaval, no qual desfilará como Rei na companhia da ilustre figueirense Margarida São Pedro. A Avenida do Brasil é, uma mais vez, o palco dos desfiles carnavalescos, que se realizam nos dias 19 e 21 de Fevereiro, a partir das 14H30, com a participação das 3 Escolas de Samba, 4 Grupos, 10 carros alegóricos e dezenas de Foliões.

Nesta edição do Carnaval as Escolas de Samba vão ser pontuadas. Durante o Desfile Noturno, as 3 Escolas figueirenses vão ser avaliadas por um Júri próprio que determinará qual a Escola que melhor preenche os requisitos. De salientar que o Júri é composto por um elemento de cada Grupo participante, complementado com elementos expert nas áreas da música, dança e indumentária.

Nos dias 19 e 21 de Fevereiro, com início às 14H30, o corso de Carnaval enche a Avenida do Brasil com os seus 700 participantes: 3 Escolas de Samba, 4 Grupos a Concurso, 10 Carros Alegóricos e dezenas de foliões

 http://www.jn.pt/Storage/JN/2012/big/ng1812173.JPG
CARNAVAL DA MADEIRA
O Carnaval da Madeira é um conjunto de festividades de Carnaval que ocorrem na sexta que antecede o Entrudo e vão até terça-feira de Carnaval, um pouco por toda as freguesias da região. As Festas de Carnaval da Madeira procuram manter intactas as raízes marcadamente populares. Na Madeira é tradição haver dois grandes cortejos de Carnaval: o Cortejo Alegórico e o Trapalhão, ambos realizados no Funchal.

O Cortejo Alegórico realiza-se sempre no sábado que antecede a terça-feira de Carnaval, nele participam vários grupos, com milhares de figurantes, que desfilam pelas principais ruas do Funchal. Os grupos participantes no cortejo Alegórico são: Veteranos da Folia, Escola de Samba - Os Cariocas, Associação de Animação Geringonça, Associação Fura Samba, Escola de Samba Caneca Furada, Turma do Funil e Fábrica de Sonhos.

Na terça-feira de Carnaval dá-se o Cortejo Trapalhão Madeirense, cortejo esse em que os populares se juntam em pequenos grupos e, por norma, contestam algumas decisões políticas, disfarçam-se de figuras públicas, relembram algumas tradições, etc. Este ano, ao contrário do que habitualmente acontece, não haverão caras conhecidas a desfilar na Madeira.

http://www.asbeiras.pt/wp-content/uploads/2012/02/Carnaval-Mealhada-2012.jpg

OUTROS LOCAIS
Para além dos carnavais aqui destacados, existem dezenas de outras festas e corsos tradicionais em todo o país, que de ano para ano têm ganho cada vez mais importância. Mealhada, Canas de Senhorim, Podence, Loures, Pataias, Caldas da Rainha, Samora Correia ou Silves, são algumas das terras onde o Carnaval é também vivido num clima de grande festa e folia ao longo destes 4 dias de animação.

Fonte: http://www.destinoslusos.com