Header Ads

RTP não quer Liga dos Campeões

Guilherme Costa
A RTP decidiu não concorrer à compra dos direitos de transmissão televisiva dos jogos da Liga dos Campeões para os próximos três anos, disse à Lusa o vice-presidente da estação, José Marquitos. Esta decisão foi tomada horas antes do termino do prazo de candidatura e sob críticas dos canais privados caso viesse a acontecer.

"Tomámos essa decisão ontem [segunda-feira] à noite. Foi uma decisão de gestão, secundada e apoiada pelo acionista [Estado], que considera que esta é a decisão certa", revelou o vice-presidente da RTP.

A empresa pública de televisão pagou, nos últimos três anos, 5,75 milhões de euros por época pelos direitos de transmissão da Liga dos Campeões.

A RTP, que tinha até às 11:00 de hoje para apresentar uma proposta de aquisição dos direitos televisivos da "liga milionária", apresentou na semana passada à tutela um plano de reestruturação para os próximos anos.

"Perde-se em termos de não ter o conteúdo, mas ganha-se em termos monetários", acrescentou José Marquitos, sublinhando que esta deliberação foi difícil: "Não é por acaso que o prazo termina hoje às 11:00 e a decisão só foi tomada ontem (segunda-feira) à noite".

A possível candidatura da estação pública já tinha sido criticada pelos canais privados.
Ao CM, João Cotrim Figueiredo, director-geral da TVI, disse que "seria surpreendente e inexplicável". "Surpreendente, dado que são conhecidos os esforços de drástica contenção de custos em curso na RTP", adianta, acrescentando ainda que seria "inexplicável tendo em conta que não se pode invocar qualquer obrigação de serviço público de transmissão de jogos em sinal aberto quando há operadores privados, como a TVI, disponíveis para assegurar essa mesma transmissão".

O responsável confirmou que a estação de Queluz vai "apresentar uma proposta para a Liga dos Campeões, estando a decisão sobre a Liga Europa reservada para o último momento".

Recorde-se que a UEFA está a vender os direitos de emissão entre as épocas 2012/13 e 2014/15, não só em sinal aberto como em sinal fechado (TV Cabo). Pais do Amaral e a Sport TV devem apresentar propostas para estes direitos, pois é assumido o interesse do empresário em criar um canal concorrente à líder Sport TV.

Em sinal aberto o contrato, a preços actuais, pode oscilar entre 15 e 20 milhões de euros. A estação vencedora do concurso em aberto tem direito a uma partida por jornada, escolhendo entre os jogos de terça e quarta-feira.