Header Ads

Morreu Artur Agostinho

Morreu hoje aos 90 anos, no Hospital de Santa Maria, onde estava internado há uma semana, o locutor, apresentador, jornalista, publicitário, actor e escritor Artur Agostinho. Era um dos comunicadores mais conhecidos e reconhecidos do nosso país, não só pela sua carreira na televisão, mas também na rádio e na literatura.


Artur Agostinho nasceu em Lisboa em 1920 e tornou-se uma das caras mais populares da sociedade portuguesa, com uma carreira longa que se estendeu por várias áreas. Foi jornalista, locutor, apresentador, colunista e até actor, e está ligado à memória colectiva do país.

Artur Fernandes Agostinho iniciou carreira em 1938 na Rádio Luso, tendo integrado os quadros da Voz de Lisboa, Clube Radiofónico de Portugal, Rádio Peninsular, Rádio Clube Português, Rádio Renascença e da Emissora Nacional, onde se fixou na área desportiva.

Em dezembro, Artur Agostinho foi agraciado por Cavaco Silva com a Comenda da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, numa cerimónia que decorreu no Palácio de Belém. Depois da homenagem, o eterno comunicador confessou: "Realmente foi um dos dias mais felizes da minha vida".

Um dos últimos trabalho em televisão foi na telenovela "Perfeito Coração" (2009), transmitida pela SIC. Mas participou em muitas outras séries televisivas, nomeadamente "Ana e os Sete" e "Casa da Saudade".

Segundo a Lusa, a causa da morte não está determinada e pondera-se fazer uma autópsia.