Header Ads

TVI exige «auditoria urgente» às audiências televisivas

A administração da TVI emitiu este domingo um comunicado onde exige uma «auditoria urgente» ao actual sistema de medição de audiências em Portugal e um concurso de forma a criar um novo sistema de medição de audiências em televisão. Em causa, estão os resultados divulgados pela Marktest, referentes a este sábado, que indicam que apesar da transmissão da Liga Zon Sagres houve uma quebra de 28% em relação ao sábado anterior. A juntar a este facto, a Marktest ao divulgar esta manhã os resultados referêntes ao dia anterior, não fazia referência a qualquer programa da TVI no TOP15 dos programas mais vistos no dia. Horas depois, e após a reclamação da TVI à entidade, era rectificado o erro e o jogo da Liga Zon Sagres entrava para o 2º lugar do TOP.

Em comunicado a TVI afirma que as audiências divulgadas «constituem o culminar de um processo de descrédito total do actual sistema de mediação de audiências».

A TVI refere-se especificamente aos dados deste sábado que classifica como «particularmente inacreditáveis». «Apesar de ter transmitido a primeira jornada da Liga Zon Sagres, a Marktest indica que a TVI apresenta uma quebra de 28% de rating face ao Sábado anterior. É igualmente inexplicável que, nos primeiros dados fornecidos pela Marktest, não surgisse nenhum programa da TVI no TOP15 dos programas mais vistos do dia, o que demonstra, por si só, a falta de fiabilidade dos dados», sustenta o comunicado.

Pode ainda lêr-se: «Há já vários meses que a TVI vem alertando, quer a empresa Marktest, quer as entidades responsáveis pelo controlo do serviço prestado por esta (CAEM), das falhas que ciclicamente se detectam nos dados de audiências fornecidos, para a falta de qualidade do serviço prestado, pelo possível desrespeito pelas obrigações resultantes do contrato de prestação do serviço de medição de audiências e pela dificuldade crescente da Marktest em dar cumprimento aos requisitos mínimos do sistema de medição de audiências de televisão em Portugal».

A administração da empresa refere ainda que efectuou uma reclamação e que só então foi corrigido o ranking depois de detectado um erro. «Apenas após uma reclamação da TVI é que a Marktest corrigiu o ranking referindo que tinha havido um erro. Erro que a TVI acredita também ter existido nas audiências do total do dia, dado ser difícil de explicar que um erro nos programas não tivesse qualquer repercussão nas audiências do total do dia».

Por fim, a TVI considera a qualidade da medição de audiências «da maior importância, por respeito ao espectador e para assegurar dados fiáveis e precisos para o mercado publicitário e os anunciantes. Este é um problema que afecta todas as estações de televisão em Portugal e a TVI toma esta posição na defesa da verdade dos dados de audiência e do mercado publicitário que a todos os agentes de boa fé deve interessar», conclui.