Header Ads

Viver a Vida terminou


A novela 'Viver a Vida' que a SIC transmitia pelas 23h de Segunda a Sexta, chegou esta Quarta-feira ao fim, tendo encerrado com sucesso o conjunto de 180 episódios transmitidos.


Estreada a 5 de Outubro de 2009, na sequência do final de 'Caminhos da Índia', 'Viver a Vida' registou no seu primeiro episódio a marca de 9,4 pontos de rating e 26,3% de share, tendo sido também esta a sua maior marca, e no último episódio, transmitido a 2 de Junho de 2010, 8% de rating e 33,9% de share. No conjunto dos 180 episódios emitidos pela SIC ao final da noite, a novela registou uma média de cerca de 6,4% de rat e 26,9% de share, encerrando com sucesso a sua transmissão em Portugal, ao contrário do que aconteceu no Brasil, onde a novela de Manoel Carlos se afirmou como o maior fracasso no horário das 21h desde sempre, com uma média de cerca de 35 pontos no Ibope (actualmente, o mínimo exigido de 40).

Sem surpresas, 'Viver a vida' terminou de forma morna. O último episódio teve um pouco de tudo, um casamento duplo, mostrou Helena (Taís Araújo) e Luciana (Alinne Moraes) com os seus filhos, incluindo o próprio parto de Luciana, e um desfile protagonizado pelas duas modelos numa triunfal passerele. A revelação do desfecho da trama ficou por conta da paternidade do filho de Dora (Giovanna Antonelli), cujo pai era Maradona. A descoberta do sexo dos gémeos de Luciana, o parto das crianças e a cena em que Ingrid (Natália do Vale) vai ver os netos à maternidade, chorando de alegria, foram os pontos mais emocionantes do capítulo. Quanto ao desfecho da protagonista, Helena (Taís Araújo), ficou muito pouco esclarecido. Na verdade a personagem teve um final secundário no meio de todas as restantes personagens... Descobriu que estava grávida, porém, não foi mostrado o parto da criança nem revelado o nome da mesma, não se casou com Bruno (Thiago Lacerda) e no final, Alinne Moraes acabou por roubar até o protagonismo das últimas cenas, como de resto aconteceu durante toda a novela.

O episódio terminou com um depoimento emocionante do maestro João Carlos Martins - também com uma história de superação incrível -, e por fim, com uma orquestra e coro regida pelo maestro, com toda intensidade, diante de toda a equipa da novela. O momento alto da última cena ficou, mais uma vez, por conta de Alinne Moraes, que chorou no final do concerto. Manoel Carlos também apareceu na última cena.

Comente o último episódio da novela aqui: http://fantastic.maisforum.com/sic-f7/viver-a-vida-t13.htm

Afonso Costa