Header Ads

Morreu José Saramago (act.)

http://quiprona.files.wordpress.com/2009/09/jose-saramago.jpg 
José de Sousa Saramago morreu hoje vítima de cancro. 

Escritor, roteirista, jornalista, dramaturgo e poeta português, foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Tinha 87 anos.

Segundo o Jornal Record, José Saramago morreu ao início da tarde desta sexta-feira na sua casa em Lanzarote, onde residia com a mulher Pilar del Rio. O escritor português encontrava-se doente há algum tempo. O seu estado de saúde agravou-se na última semana.

José Saramago nasceu em Azinhaga, concelho de Golegã, a 16 de novembro de 1922, embora o registo oficial mencione o dia 18.
Para além do Nobel, o autor ganhou também o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago é considerado o responsável pelo efectivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.

 Entre as obras publicados constam: "Manual de Pintura e Caligrafia", "Levantado do Chão", "Memorial do Convento", "O Ano da Morte de Ricardo Reis", "A Jangada de Pedra", "História do Cerco de Lisboa", "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", Ensaio sobre a Cegueira","Terra do Pecados", "Todos os Nomes" e "Caim", a última obra de Saramago, que também recebeu o Prémio Camões e que causou grande polémica entre os católicos.

André