Header Ads

5ª Crónica FORA DO AR

De regresso ao activo, após duas semanas de ausência devido a uma carga de trabalho acrescida que não me deixou tempo para escrever para este espaço.
Normalmente focaria só um assunto, mas como considero que devo compensar o que ficou em falta vou escrever uma crónica um pouco mais abrangente...

Sem mais demoras...

Para quem acompanha minimamente o mercado de formatos internacional, observa que muitas das tendências mundiais a este nível passam ao lado de Portugal.

Isto acontece por vários motivos. No entanto, destaco a opção das televisões nacionais por grelhas horizontais no horário nobre. Como consequência temos uma programação pouco dinâmica que se mantém constante ao longo de todo o ano assente em telenovelas e informação, deixando pouco espaço para outro tipo de programas.

O sábado e o domingo à noite são ocasionalmente a excepção à monocultura que impera na nossa televisão.

O facto das três principais generalistas, em teoria, competirem para alcançarem o primeiro lugar, leva a que não se aposte em formatos mais arriscados ou que não sejam garantia de grandes audiências.

Por fim, a falta de criatividade dos directores de programas na elaboração da programação das respectivas estações.

Eu optei por deixar a questão orçamental de lado, porque considero que não existe falta de dinheiro mas que este é largamente mal utilizado.

Entre as tendências mundiais da última década que foram ignoradas pelos canais portuguesas ou pouco exploradas destaco as seguintes:

1- Mudança de Visual (Ex.: What Not To Wear)

2 - Coaching show (Ex.: Supernanny)

3 – Decoração (Ex.: Extreme Makeover: Home Edition)

4 – Competição Culinária (Ex.: Top Chef, Masterchef, Hell's Kitchen)

Existem muitos outros formatos que caso tivessem sido utilizados ao longo dos últimos anos teria contribuído para que os espectadores desfrutassem de uma televisão com mais oferta e qualidade, saindo as próprias estações a ganhar, pois poderiam oferecer melhores planos comerciais aos anunciantes.

Infelizmente, isso não foi o que aconteceu, e não bastasse a pouca diversidade, os três canais parece que preferem minimizar a concorrência a optarem por uma identidade própria e distinta que consiga causar algum diferencial e mais valia no mercado.

Por hoje é tudo. Vejam o que aconteceu de mais significativo em alguns mercados internacionais em “Curtas”.

CURTAS

PORTUGAL

SIC

Faltando uma semana para o fim do mês, a SIC vê a vice-liderança ameaçada pela RTP1, embora se mantenha na frente até a passada sexta-feira. Numa análise ao que falta cumprir deste mês diria que será a RTP1 a sair vencedor desta luta pelo segundo lugar.

É de esperar que pelo menos até Julho a SIC passe a ocupar o terceiro lugar nas audiências.

Viverá a SIC mais um verão quente?

É que com as cartas escolhidas para a batalha da silly season a SIC parece ser a que terá mais dificuldades nesta batalha diária pelas audiências.

Com as duas telenovelas da noite a acabar, e uma das quais aparentemente sem substituta, e fazendo depender o horário nobre de um concurso que na sua primeira temporada já mostrou sinais de desgaste, vemos que Nuno Santos adoptou uma estratégia no mínimo arriscada para o Verão da estação.

Sem contar com o Nós Por Cá às 19 horas que continua a minar o Jornal da Noite que ainda assim de vez em quando se consegue safar.

No entanto, Nuno Santos tem o mérito de lançar alguns programas sazonais, coisas que a líder TVI nem se dá ao trabalho de fazer. Nesta as estações do ano são todas iguais, bem como os dias. Não sei o que será pior, apostar e falhar, ou não mexer uma palha!?

ESPANHA

TVE

Horário de Ouro

Para quem pensava que com o fim da 2ª temporada de “Aguila Roja” a La 1 ficaria orfã nas noites de quinta-feira enganou-se redondamente. “Gran Reserva” foi a substituta escolhida e para já não desilude, repetindo no seu segundo episódio os bons resultados da estreia, não tendo sido afectada pela transmissão de futebol europeu na concorrência.

É uma pena que a nossa estação pública não seja capaz do mesmo feito que a congénere espanhola, optando por projectos de ficção bastante duvidosos e comprovados pelos resultados de audiência obtidos.

Antena 3 e Telecinco

Este domingo a Antena 3 estreará o programa de talentos juvenil “Quiero Cantar” e dois dias depois será a vez da Telecinco com “Cantame una Canción”. Será que a moda chegará a Portugal?

Antena 3

Depois do sucesso do “Cursos del 63”, chegará a ver de “El Missionario”, um reality-show onde meninos ricos e rebeldes serão enviados para um país de terceiro mundo fazer trabalho de missionário.

Cuatro

O concurso “Justo a Tiempo”, transmitido entre nós pela SIC, já foi cancelado em Espanha e será substituído pela série “Sobrenatural” que será emitida desde a primeira temporada.

ARGENTINA

Parece que o mercado argentino está a sair da grave crise que atravessou nos últimos dois anos. Um sinal dessa recuperação é a aposta das estações no horário nobre de sexta-feira.

Os domingos que também tinham sido abandonados e entregues a uma maratona de cinema também parece que vão receber investimento por parte das televisões.

Com esta saída da crise ganham as estações e os espectadores que dispõem de maior e melhor oferta.

Canal 13

“Malparida” já estreou e pelos vistos era mesmo aquilo que o canal estava a precisar, já que conseguiu manter a liderança no horário, aumentando em 50% a audiência de “Alguién que mi quiera”. Esta última a partir desta semana irá para o horário das 19 horas, onde a estação também tem tido séries dificuldades a obter boas audiências.

Telefe

Estreou a segunda temporada de “Justo a Tiempo” com excelentes resultados, chegando a superar a telenovela “Botiñeras”. Enquanto em Portugal fracassa na Argentina continua a sua carreira de sucesso e com uma emissão diária.

Botiñeras conseguiu nesta sexta-feira uma audiência recorde, ultrapassando a casa dos 20 pontos, conseguindo o primeiro lugar do dia. A Telefe já não tinha uma telenovela tão bem sucedida desde “Montecristo”, entre nós adaptada pela SIC com o nome de “Vingança”.

EUA

FOX

“Glee” regressou esta Primavera à antena da FOX da melhor maneira possível. Para já é a série de ficção mais vista da actualidade entre os adultos dos 18 aos 49. Isto quando todas as outras séries quebram mínimos da temporada ou mínimos históricos.

AUSTRÁLIA

Confirma-se o sucesso dos programas lançados na temporada passada. Na sua segunda temporada, programas como “Talkin''Bout Your Generation”, “Masterchef Austrália” entre outros repetem o sucesso alcançado anteriormente.



Por Paulo Andrade