Header Ads

RTP: menos informação, mais entretenimento

Os portugueses estão fartos de notícias de política e economia e querem entretenimento na televisão. Esta é conclusão a que chegou um estudo de mercado encomendado pela RTP, que vai reorganizar a grelha para satisfazer as preferências do público, com o objectivo de combater as baixas audiências.

Os resultados vão começar a ver-se em breve em antena, com uma redução significativa dos espaços de informação na RTP1. A nova estratégia da estação pública foi dada a conhecer às chefias da direcção de informação, numa reunião, esta quarta-feira.

O assunto já tinha sido abordado internamente, no entanto, numa reunião do Conselho de Redacção, depois de os jornalistas terem pedido explicações sobre as declarações do director de Programas, Hugo Andrade que, em entrevista à revista Notícias TV, anunciou a vontade de fazer "uma grelha mais divertida", com ficção no prime-time, em detrimento de formatos informativos como o 360º ou o Sexta às 9.

"A RTP é percepcionada como muito séria, dá muita política e economia numa altura em que as pessoas querem mais evasão na televisão", contou ao SOL uma fonte da estação, explicando que isso vai fazer com que "desapareçam vários programas de informação e alguns passem para a RTP Informação". Um dos formatos que irão passar para o canal informativo é o Termómetro Político, espaço de análise conduzido por Carlos Daniel.

Fonte: Jornal SOL