Header Ads

Eurovisão 2018. Primeira Semi-Final ocorre esta noite, 8 de maio

Fonte: Eurovision

A primeira semi-final do Eurovision Song Contest 2018 vai ocorrer esta noite. Com início às 20h, na RTP1, 19 canções vão pisar o palco do Altice Arena com o objetivo de conquistar um lugar na final. Apenas 10 músicas vão ser apuradas. 

São 19 as canções que vão ser ouvidas na noite desta terça-feira, 8 de maio, em Lisboa. Os concorrentes vão representar os seguintes países: Azerbeijão, Islândia, Albânia, Bélgica, República Checa, Lituânia, Israel, Bielorrússia, Estónia, Bulgária, F.Y.R. Macedónia, Croácia, Áustria, Grécia, Finlândia, Arménia, Suiça, Irlanda e Chipre. 

Com a apresentação de Catarina Furtado, Sílvia Alberto, Daniela Ruah e Filomena Cautela, o ensaio para a imprensa decorreu ontem, segunda-feira, bem como o Jury Show, espetáculo para o júri nacional de cada país, onde depois estes vão dar as suas pontuações. Ao longo de mais de duas horas, e para além das atuações das músicas, foram feitas ligações à Green Room ou foi possível ver sketcks humorísticos de Herman José. O ensaio contou ainda com a performance das músicas ao vivo de Portugal, com Cláudia Pascoal e Isaura, e Espanha e Reino Unido. Esta tarde ocorre o Family Show, certame para as famílias. Só depois deste acontece o espetáculo ao vivo que vai ter transmissão em direto na televisão, na RTP1, e em várias televisões europeias.

Apenas 10 canções vão passar à final. Os países apurados são aqueles que tiverem uma maior combinação de pontos do júri e do público. Na quinta-feira, na segunda semi-final, vão juntar-se a estas outras 10 músicas. Na final, no sábado, as 20 canções apuradas nas duas semifinais vão atuar juntamente com os Big Five (Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido) e Portugal.