Header Ads

Segunda Opinião | Somos Portugal

http://ptfamosos.com/wp-content/uploads/2016/06/13393938_1203459973039577_7035609143788162680_n.jpg.pagespeed.ce.8Lj7KW5-3w.jpg

Somos Portugal estreou em 2011 na TVI. Um programa semanal, com cerca de seis horas de emissão em direto, a partir de uma terra do nosso país. A temática nunca foi novidade, mas o formato é atualmente considerado um fenómeno de audiências por muitos.

A ideia é simples: divulgar as festas que se fazem por Portugal a fora enquanto se entretém os espectadores com musica popular. Comércio, produtos típicos, restaurantes, hotéis, espaços de lazer e monumentos entram também neste programa.

O formato não tem apresentadores fixos, mantendo assim uma rotatividade de semana para semana, o que permite ao espectador não se "cansar" das mesmas caras, domingo após domingo. Uma decisão acertada da TVI, pois dá oportunidade a todos os seus apresentadores terem espaço em antena semanalmente e também, de certo modo, criar proximidade com o público através das emissões em direto.

Atualmente, percebe-se que Mónica Jardim, Iva Domingues, Marisa Cruz, Isabel Silva e Leonor Poeiras são os rostos mais habituais de "Somos Portugal". Marta Cardoso, Cristina Ferreira, Fátima Lopes e Manuel Luís Goucha também já foram opção em muitas das semanas. 

Mais recentemente, foram adicionados ao programa nomes como João Montez, Santiago Lagoá, Olivia Ortiz, Rúben Rua, Pedro Teixeira e Alice Alves. Bruno Cabrerizo, Vera Fernandes e Ana Lúcia Matos tiveram também algumas oportunidades como rostos do programa, não estando, contudo, no painel de apostas da regulares da TVI. É impossível falar de Somos Portugal sem recordar Nuno Eiró, que deixou o quarto canal para abraçar as manhãs da CM TV. Era o principal rosto masculino do programa. 

Manuel Melo é também um dos pilares do programa, no papel de repórter. As suas personagens são carismáticas e cruciais para o sucesso de mais de 7 anos do programa.

A história de Somos Portugal acompanha a história da TVI, como se nota pela evolução nos apresentadores. As festas que o formato segue não variam ao longo dos anos, assim como os artistas, que seguem a mesma linha. Contudo, as emissões já chegaram ao Top 5 dos mais vistos e lideraram de forma regular as tardes de domingo.

Muito se fala da qualidade do programa e das imensas repetições ao número "760". Contudo, a única conclusão possível é que "Somos Portugal" vai fazer a festa na grelha da TVI até que os espectadores continuem a seguir-lhe o ritmo.

Segunda Opinião - 116ª Edição 
Uma rubrica em parceria com o
http://diario-da-tv.blogspot.pt/