Header Ads

"45 Anos", de Andrew Haigh, estreia sexta-feira na RTP2


Dia 12 de janeiro, sexta-feira, pelas 23h15, a RTP2 exibe o filme realizado por Andrew Haigh. 45 Anos é interpretado por Charlotte Rampling e Tom Courtenay, tendo sido premiado com dois Ursos de Prata, no Festival de Berlim, nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Ator


Falta apenas uma semana para o 45º aniversário de casamento de Kate Mercer e o planeamento da festa está a correr bem. Mas entretanto chega uma carta para o seu marido. O cadáver do seu primeiro amor foi descoberto, congelado e conservado nos glaciares gelados dos Alpes Suíços. Quando chega a altura de celebrar o aniversário de casamento, cinco dias mais tarde, talvez já não haja casamento para festejar...


Casados há 45 anos, sem filhos, Kate e Geoff Mercer preparam-se para celebrar o seu aniversário de casamento com uma festa, quando Geoff recebe uma carta que abala o casal. A carta, vinda da Suíça, informa-o de que foi descoberto um cadáver: o de Katya, a mulher com quem ele namorou antes de Kate, que faleceu ao cair numa fissura de um glaciar, quando o casal andava a caminhar numas férias em 1962. Geoff diz a Kate que ele era considerado o "parente próximo" de Katya, já que eles tinham fingido ser casados. 

Embora Kate continue a preparar a festa e o casal partilhe alguma emoção romântica quanto a isso, ela fica cada vez mais perturbada pela preocupação de Geoff com Katya.  Geoff volta a fumar e medita muito acerca da sua vida despreocupada com o seu amor anterior, procura fotos dela no sótão e queixa-se amargamente da forma como os seus contemporâneos e ex-colegas envelheceram. Interrogado por Kate, Geoff confessa que teria casado com Katya, se ela tivesse sobrevivido. 

Enquanto Geoff está num almoço de trabalho, Kate vasculha o sótão e encontra uns slides de Katya, que mostram que ela estava grávida na altura em que morreu. À medida que se aproxima a data do aniversário de casamento, o casal mergulha cada vez mais no seu passado, pondo o seu futuro em causa.