Header Ads

RTP2 exibe filme português "A Moral Conjugal"


No próximo sábado, dia 14 de outubro, a segunda longa-metragem de Artur Serra Araújo, vencedora do Prémio especial do júri no Fantasporto 2012, é exibida pelas 23h20 na RTP2. 

A Moral Conjugal é uma comédia negra romântica, sobre dependências afetivas, traições e sangue, que conta com as interpretações de Maria João Bastos, José Wallenstein, São José Correia e Catarina Wallenstein

Manuela (São José Correia), uma sensual delegada de propaganda médica, percorre os caminhos da infidelidade e envolve-se em casos fugazes com médicos com quem trabalha. Oscila entre o sonho de viver um grande amor e a vida de conforto que leva com o seu namorado Abel (José Wallenstein), ausente em frequentes viagens. 

Entre o impulso adúltero e a dependência emocional, Manuela vê-se numa situação descontrolada. Octávio (Dinarte Branco), um médico com quem se envolveu, tem um ataque de ansiedade e suicida-se no carro que pertence ao companheiro de Manuela, um terrorista romântico que jamais perdoará uma traição. Para esconder do ciumento e violento namorado a longa história de traições e interesses, Manuela entra numa escalada de desespero e mentiras para evitar as consequências.

Durante vários momentos, esta poderia ser uma história sobre um triângulo amoroso, mas não chega a sê-lo. Cada vez que se apaixona, Octávio deixa-se preencher por uma ansiedade crescente que acaba por resultar em pânico. Espontaneamente, vem a tornar-se na linha mágica de Manuela, uma delegada de propaganda médica com tendência para resgatar médicos. 

O terceiro vértice é ocupado por Abel, um terrorista romântico que faz questão de ser honesto. Três personagens, encaixadas numa cidade em depressão e a procurar conviver com a consciência individual. Assumem alternadamente o protagonismo, para que possamos conhecer a frente e as costas de cada um. Por aqui, não se encontram soluções perfeitas, nem caracteres imaculados. O imprevisto deixa de o ser e torna-se na consequência obvia da perversão moral.