Header Ads

"História a História África" estreia na RTP2


O formato História a História regressa à RTP2, agora com uma temporada dedicada à influência e presença de Portugal nos países africanos. Com autoria do historiador Fernando Rosas e produção da Garden Films, o formato é emitido na RTP2 aos domingos, às 21h00 e RTP África às terças, às 21h00.

Para o Prof. Fernando Rosas, “História a História África é uma revisitação do colonialismo moderno português desde finais do séc. XIX até 1975, que contempla as políticas coloniais dos vários regimes deste período - Monarquia Constitucional, República, Estado Novo - das resistências a elas e dos seus desenlaces. O programa é baseado numa investigação feita em arquivos documentais e audiovisuais e vem inserir-se no debate em curso sobre as políticas coloniais portuguesas no mundo da sua época.”

Filmada em Angola, Moçambique, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Portugal, História a História África começa nas guerras de ocupação e nas “campanhas de pacificação”, no século XIX, e atravessa diversas dimensões da história imperial portuguesa.

Pela mão do historiador Fernando Rosas visitaremos os espaços mais simbólicos e marcantes da história do antigo Império Português. Uma oportunidade única para ficar a conhecer alguns dos episódios da nossa história comum, como nunca antes foi contada.

História a História África é o resultado de dois anos de trabalho de investigação própria, recolha de materiais iconográficos e documentais, escrita dos guiões e gravações em África. Ao longo de 13 episódios serão abordados temas inéditos em televisão e mostrados locais de difícil acesso. A estreia acontece a 15 de outubro na RTP2 e a 17 de outubro na RTP África.