Header Ads

"Um Editor de Génios" estreia no TV Cine 2

Foto: Divulgação
Na maioria das vezes, a genialidade não chega e é preciso alguém que dê a orientação correta . À sua maneira, também eles são génios. Foi o caso de Max Perkins, que arriscou publicar a sua obra sob pena de serem cortadas centenas de páginas... 

Um Editor de Génios, de Michael Grandage, remonta ao final da década de 1920 quando Thomas Wolfe era ainda um mero aspirante a escritor. Já tinha batido a várias portas, mas apenas tinha colecionado ‘nãos’ como resposta. 

Assim, resolveu tentar a sua sorte com Max Perkins (Colin Firth), um conhecido editor de sucesso, que já tinha trabalhado com Ernest Hemingway (Dominic West) e F. Scott Fitzgerald (Guy Pearce). 
Para sua surpresa, Perkins aceitou trabalhar com ele e publicar a sua obra, mas antes seria necessário cortar centenas de páginas. Para Wolfe, não foi fácil aceitar que fossem simplesmente eliminados os seus amados floreados e prosa poética. E assim nasceu Look Homeward, Angel, que se tornou um grande sucesso. Os dois tornaram-se amigos, mas o maior desafio chegou com o livro seguinte, Of Time and the River, que obrigou ao assassinato de milhares de páginas, já que o original chegava perto das cinco mil. Apesar da relação profissional de grande sucesso, a relação entre dois génios e dois egos começou a colocar em risco uma sólida amizade. 

Um Editor de Génios estreia esta quarta-feira, 9 de agosto, às 22h, no TV Cine 2.