Header Ads

"Snowden" estreia no TV Cine 1



Snowden, de Oliver Stone, é o retrato do homem que em 2013 denunciou ao mundo o esquema de espionagem clandestina que a CIA estabeleceu junto de todos os cidadãos do mundo. 

Quando Edward Snowden (Joseph Gordon-Levitt) fraturou uma das pernas durante um exercício de alistamento nos Serviços Especiais do exército dos Estados Unidos, a vontade de servir o seu país quase que se esfumou. Aconselhado a ajudar os Estados Unidos de outras formas que não a militar, Snowden acabou por concorrer à CIA, onde passou os testes de admissão com distinção, nomeadamente ao realizar em pouco mais de 40 minutos um exame que deveria durar cinco horas. 

Já como funcionário da CIA, Snowden tomou conhecimento de um programa secreto, que permitia vigiar, sem conhecimento dos utilizadores, todas as interações de qualquer cidadão do mundo fossem e-mails, redes sociais ou chamadas telefónicas. Depois de abandonar a CIA Snowden junta-se à Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, apenas para descobrir que os mesmos esquemas de espionagem também são prática nessa instituição. Revoltado e desiludido com o seu país, Snowden resolve recolher provar e apresentá-las a um jornalista e a uma realizadora de cinema, Glenn Greenwald (Zachary Quinto) e Laura Poitras (Melissa Leo).

Snowden estreia a 6 de agosto, domingo, às 21h30, no TV Cine 1.