Header Ads

"Especial 25º Curtas de Vila do Conde" no TV Cine 2



Em parceria com o Festival de Curtas de Vila do Conde, o TV Cine 2 apresenta uma programação especial, com a  exibição de quatro curtas-metragens. 

O Especial 25º Curtas de Vila do Conde começa com Pânico na Aldeia - Regresso às Aulas, de Stéphane Aubier e Vincent Patar, uma animação francesa muito animada, em que Cowboy e Índio, no primeiro dia de aulas, acabam por ter uma viagem mirabolante à volta do mundo, com aventuras incríveis e inesquecíveis. 

Às 20h50 é exibido Waves ’98, de Ely Dagher, uma curta de animação que funciona como meditação sobre a relação do realizador com a sua cidade natal, Beirute, que abandonou rumo a Bruxelas. Conhecemos a capital do Líbano, através dos olhos de Omar, um adolescente a viver num subúrbio do norte da cidade no final da década de 1990, e acompanhamos a sua profunda desilusão e sensação de não pertença num mundo e numa realidade que se desfazem em seu redor. Waves ’98 venceu a Palma de Ouro de Cannes para Curta-metragem. 

António, Lindo António, de Ana Maria Gomes, chega às 21h10, um documentário familiar sobre o tio da realizadora. Há 50 anos, António partiu para o Brasil e nunca mais regressou à terra natal, uma aldeia perdida no Portugal rural, apesar das promessas feitas à mãe sucessivamente adiadas. O filme relata a indignação da família e a sua incompreensão pela fuga não explicada de António. 

O Especial 25º Curtas de Vila do Conde termina com Limbo, de Rui Pedro Sousa inspirado no conto A Morta, de Guy de Maupassant, um dos mestres da literatura de terror. O conto divide-se em três etapas: a primeira conta um romance emotivo e cheio de paixão; a segunda, um drama para o qual avançou essa relação; e a terceira leva-nos aos caminhos do fantástico e do terror. Destaque para a composição musical de Alexander Arntzen, que já trabalhou com Hans Zimmer. 

Especial 25º Curtas de Vila do Conde, a 8 de julho, sábado, a partir das 20h25, no TV Cine 2.