Header Ads

"Gabriela" estreou há 40 anos em Portugal


Foi a 16 de maio de 1977 que a telenovela Gabriela chegou a Portugal. No dia em que se assinalam os 40 anos desde a estreia, o Fantastic recorda a produção que viria a arrebatar o coração dos portugueses de uma forma nunca antes vista.

Três anos depois de se ter libertado de um regime ditatorial, o país ficava  preso à caixinha mágica para assistir à famosa história criada por Jorge Amado. E, assim, criava-se um novo hábito, que continua enraizado na nossa sociedade: o de assistir a telenovelas. Prova disso é o facto de ser um dos produtos mais consumidos da televisão portuguesa.

Portugal parava literalmente para ver Gabriela’ um fenómeno televisivo sem precedentes. Em casa, as famílias reuniam-se na sala. Quem não tinha televisão juntava-se nos cafés ou nas tascas para não perder um episódio da trama protagonizada por Sônia Braga e Armando Bogus. 

A popularidade daquela que foi a primeira novela exibida em Portugal estendeu-se até à Assembleia da República, onde o trabalho chegava mesmo a ser interrompido ou adiado.

Para uma audiência que estava habituada a assistir a minisséries europeias e teatro, a oportunidade de seguir diariamente uma história rodada num país tropical, que falava a mesma língua com sotaque mais doce, funcionava como uma lufada de ar fresco.

No final da década de 70, a novela da Globo funcionava como um fator de união, de conversa e também de mimetismo. O corte de cabelo da personagem Malvina, por exemplo, ficou na moda e foi adotado por várias mulheres. O próprio papel da mulher acabou também por sofrer algumas mudanças na altura.

Durante os seis meses em que foi exibida em Portugal, a novela foi seguida por uma impressionante média diária de quatro milhões de espectadores. Por outro lado, Gabriela roubou audiência aos cinemas e aos teatros, uma vez que o público ficava à frente da televisão à espera de mais um episódio da novela.

Para celebrar o 40.º aniversário, o canal Globo emite a nova versão de Gabriela, protagonizada por Juliana Paes e Humberto Martins. A produção estreou esta segunda-feira e vai para o ar diaraimente às 22h55.