Header Ads

"Especial Indie Lisboa" no TV Cine 2


Numa associação entre o Indie Lisboa e os Canais TV Cine & Séries, o festival de 2017 começa no TV Cine 2 no mesmo dia, em que arranca a edição deste ano nas salas de cinema. São quatro filmes para conhecer o melhor cinema independente, que se faz em todo o mundo. 

O Especial Indie Lisboa começa com Short Stay, de Ted Fendt, às 17h15. O filme acompanha a vida de Mike (Mike Maccherone), um jovem de trinta anos igual a tantos outros que tenta a sua sorte em Filadélfia, deixando uma vida decadente para trás. Mas Mike é um ser apático, sem energia, incapaz de se entusiasmar com o que quer que seja e, por muito que tente mudar de vida e de local, é ele mesmo quem tem que mudar, caso almeje a algo que faça mais sentido que a atual existência.

Segue-se Sonita, de Rokhsareh Ghaem Maghami, às 18h20. Sonita é uma jovem refugiada afegã no Irão, cuja família a tenta vender para casar. Sonita persegue outros sonhos, nomeadamente o de tornar-se cantora profissional, ela que é mestre nas rimas e nos raps, admirada por todas as colegas e amigas da escola. Mas o estatuto da mulher no Irão é conhecido e a ambição de Sonita dificilmente poderá tornar-se realidade. 

O Especial Indie Lisboa continua às 20h, com Kate Plays Christine, de Robert Greene, o filme que venceu o Prémio do Júri/TVCine & Séries no festival de 2016. O documentário refaz a história de Christine Chubbuck, uma jornalista que cometeu suicídio em direto numa televisão local da Flórida em 1974. Kate Plays Christine segue o percurso, por vezes violento, que a atriz Kate Lyn Sheil teve que percorrer até chegar à essência de Christine Chubbuck.

A fechar temos Jia, de Shumin Liu, que venceu o Grande Prémio de Longa-Metragem do Indie, em 2016. O filme foca-se num casal chinês de meia-idade que um dia decide visitar os vários filhos espalhados pelas diferentes províncias do país. Jia leva-nos a refletir sobre as relações entres pais e filhos do outro lado do mundo. 

Especial Indie Lisboa, para ver a 3 de maio, quarta-feira, a partir das 17h15, no TV Cine 2.