Header Ads

"Segundas em Português" no TV Cine 2


O mês de abril vai significar uma maratona de filmes de autores portugueses como Cartas da Guerra, Jogo de Damas ou O Ornitólogo, que serão exibidos todas as segundas-feiras à noite. 

O Especial Segundas em Português começa a 3 de abril, segunda-feira, às 22h com Axilas, o último filme de José Fonseca e Costa, Patrícia Sequeira, inspirado no romance Axilas e Outras Histórias Indecorosas do autor brasileiro, especialista em contos eróticos. 
Axilas conta a história de Lázaro de Jesus (Pedro Lacerda), que foi abandonado em bebé à porta de casa de uma rica senhora (Elisa Lisboa), que o adota como o neto que nunca teve e sempre desejou. Lázaro cresce como todas as mordomias e mimos e já homem desenvolve uma peculiar fixação erótica. Não são as pernas nem o peito que o excitam, mas sim as axilas da mulher. Lázaro sente-se atraído por Angelina (Margarida Marinho), até que um dia assiste a um concerto de música clássica onde observa de forma muito sexual Maria Pia (Maria da Rocha), uma das violinistas, fixando nas suas axilas. Lázaro não consegue controlar a sua tara, o que o pode levar por caminhos complicados. 

Segue-se a 10 de abril, Jogo de Damas, de Patrícia Sequeira, com um elenco de luxo constituído por Ana Nave, Ana Padrão, Fátima Belo, Maria João Luís e Rita Blanco. O filme conta a história de uma noite, em que as cinco mulheres se reúnem numa casa no Alentejo, pensada como turismo de habitação por Marta, a amiga que acabou de morrer. Vai ser uma noite de revelações e de reflexões, sobre traições, religião, amizade, num retrato nu e despido de pequenas mentiras que por vezes orienta a vida de todos nós.


De um universo exclusivamente feminino passamos para O Ornitólogo, de José Pedro Rodrigues, que venceu o Leopardo de Melhor Realizador no Festival de Locarno, para ver a 17 de abril,
Fernando (Paul Hamy) é um solitário ornitólogo, que pretende observar as raras cegonhas negras. Fernando pega no seu caiaque e ruma a uma localização remota, num rio com rápidos, para poder encontrar o objeto do seu desejo. Depois de um acidente o ter deixado inconsciente, Fernando é resgatado por um grupo de excursionistas chinesas, que o avisam para os perigos daquela floresta dominada por estranhas entidades. Fernando vai então viver um ritual demoníaco, onde vai confrontar-se com os seus mais íntimos medos, ao mesmo tempo que conhece um ninfo nas águas do rio com quem estabelece uma relação. 

O Especial Segundas em Português termina a 24 de abril, com Cartas da Guerra (2016), de Ivo Ferreira, uma obra sublime com um trabalho de fotografia transcendente. O filme tem como base Cartas da guerra, de António Lobo Antunes, a compilação das cartas de amor que escreveu à mulher quando foi alferes em Angola em 1971, na Guerra colonial. António (Miguel Nunes) escreveu inúmeras cartas apaixonadas, plenas de emoção profunda, à sua mulher, Maria José (Margarida Vila-Nova), que ficou em Lisboa grávida. O filme cria um diálogo escrito entre os dois e constrói também a realidade daqueles anos terríveis para quem estava em Angola, rodeado de guerra, miséria e doença, mas também para quem ficou na então metrópole, a recear pelos seus entes mais queridos perdidos no meio de uma guerra que muitos consideravam estúpida, como aliás são todas as guerras. Cartas da Guerra foi o candidato português às nomeações ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. 

Segundas em Português, para ver todas as segundas-feiras de abril, sempre às 22h, no TV Cine 2.