Header Ads

Segunda Opinião | Apanha Se Puderes



Estreado a 13 de março, "Apanha se Puderes" é a nova aposta da estação de Queluz de Baixo para a faixa das 19h, de segunda a sábado. O seu principal objetivo era roubar a liderança a "O Preço Certo" e, na primeira semana, conseguiu fazê-lo.

"Apanha se Puderes" é um concurso que junta cultura geral com destreza física. Uma dupla de concorrentes divide-se e um deles fica com Cristina Ferreira a responder às mais diversas questões, enquanto o outro está no patamar de baixo com Pedro Teixeira, onde pode retirar prémios de uma montra se o seu parceiro acertar na resposta correta. Quantias de dinheiro, carros e electrodomésticos são os principais prémios do formato.

Para este concurso, a TVI apostou numa das suas caras mais fortes: Cristina Ferreira, que passa assim a estar menos presente no "Você na TV!" para conduzir o "Apanha se Puderes". Cristina é sem dúvida umas das atrações do formato, pois os espectadores prezam muito a apresentadora e esta é sinónimo de sucesso em tudo o que faz. A apresentadora contagia com a sua energia e isso é evidente neste formato, às vezes até em demasia, pois acaba por mostrar mais euforia que os próprios concorrentes.

Ao lado de Cristina aparece Pedro Teixeira, embora com um papel mais secundário. O ator d' "A Impostora" assegura assim a reação dos concorrentes depois de "caçarem" os prémios. Pedro Teixeira torna-se assim uma peça fundamental no formato, pois acaba por ser um elo de equilíbrio, visto que Cristina é muito extrovertida e Pedro é mais calmo. O ator está também de parabéns pelo talento que tem mostrado nesta sua nova faceta que, recorde-se, não é sua "área de conforto".

Com uma dupla de sucesso, "Apanha se Puderes" é uma boa aposta na TVI. A sua construção e mecânica merece também destaque, pois é outro dos elementos que trazem boas audiências. O programa tem ritmo, traz o tema da cultura geral (que é sempre interessante) e consegue despertar emoções nos espectadores em casa.

"Apanha se Puderes" tem conseguido captar público e liderar sobre "O Preço Certo". Contudo, é ainda cedo para balanços, pois - e sem querer retirar qualquer mérito do formato- na primeira semana o factor curiosidade ajuda. Depois disso será mais justo avaliar resultados. Ainda assim, é inegável que depois de quase 12 anos a liderar, "O Preço Certo" tem finalmente um "companheiro" à altura no horário.

Os dois concursos mostram assim que não é só a ficção que traz a liderança. Temos o exemplo da SIC, que não se consegue afirmar com "Sassaricando". A verdade, é que um bom programa, com uma boa equipa, bons apresentadores e um toque de emoções consegue cativar os portugueses, que atualmente vivem mais para os canais de Cabo. Enquanto isso, a TVI tem agora a aposta certa para "apanhar" os espectadores que puder na faixa das 19h.
 Segunda Opinião -  78ª Edição
Por Filipe Vilhena
Uma rubrica em parceria com o Diário da TV