Header Ads

"O Conto dos Contos" estreia no TV Cine 2


Diz-se que 'quem conta um conto, acrescenta um ponto'. Mas... neste caso é mais 'quem conta um conto, acrescenta três contos'. Inspirado na coleção de contos italianos do século XVII, O Conto dos ContosMatteo Garrone junta três histórias mais ou menos de encantar com um final comum.

No primeiro conto, seguimos a história de uma rainha (Salma Hayek) obcecada com a maternidade. Apesar do seu marido, o rei (John C. Reilly) a amar mais que tudo no mundo, a mulher não consegue viver enquanto ele não lhe der um filho. 
Os dois consultam um feiticeiro que apresenta uma solução: a rainha tem de comer o coração cozinhado de um dragão afundado algures no mundo e em contrapartida alguém terá que morrer. O rei embarca na missão de recuperar o coração do dragão, mas morre ao fazê-lo. A rainha come o coração e engravida logo de seguida, ao mesmo tempo que a criada que o cozinhou. 
Quando as crianças nascem são muito parecidas e tornam-se inseparáveis, para desespero e ciúme da rainha. A soberana tenta separá-los à força, mas não devemos nunca contrariar o poder da feitiçaria. 

No segunda história, o rei (Toby Jones) vive com a sua filha, a princesa Violet (Bebe Cave). O homem adota como animal de estimação uma pulga, que começa a crescer de forma desmedida, transformando-se num gigante. Quando a pulga morre, o rei decide esfolá-la e oferecer a mão da sua filha a quem conseguir adivinhar a origem da pele retirada do cadáver da pulga. Só que para sua infelicidade e da princesa, é um ogre quem adivinha o enigma e ganha a mão de Violet. Os dois vão viver para o covil do ogre, mas a convivência será tudo menos pacífica. 

No terceiro conto, temos também um rei (Vincent Cassel), que se sente seduzido por uma voz vinda do desconhecido. Decidido a conquistar a mulher que possui tal dom, este consegue convencê-la a passar a noite consigo. Mas a misteriosa mulher apenas aceita se for na total escuridão.
Na verdade, ela é uma de duas muito velhas e encarquilhadas irmãs. Depois de terem relações sexuais a mulher adormece. À revelia, o rei aproxima luz da sua cara e observa horrorizado a fealdade da mulher, que é atirada pelas escarpas do castelo. É no entanto resgatada por uma bruxa, que lhe restitui a juventude e a beleza. Claro que a mulher vai voltar a cruzar-se com o Rei, que terá que arcar com as consequências dos seus atos. No final dos três contos, intercalados no filme, todas as personagens são reunidas para um final que pode ou não ser feliz. 

O Conto dos Contos estreia a 13 de março, segunda-feira, às 22h, no TV Cine 2.