Header Ads

"Especial Dia Internacional da Mulher" invade os canais Cine


Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, os quatro canais de cinema dedicam um especial a 8 de Março sobre histórias de mulheres de coragem marcantes (TV Cine 1), de bravura em circunstâncias adversas (TV Cine 2), de humor (TV Cine 3) e de heroínas de ação (TV Cine 4). 

A programação temática dedicada ao Dia Internacional da Mulher começa no TV Cine 1, às 19h45 com Freeheld - Amor e Justiça, de Peter Sollett, a história real da agente da polícia Laurel Hester (Julianne Moore) e da sua namorada e companheira Stacie (Ellen Page). 
Laurel tem cancro terminal e quer garantir que Stacie tem direito à herança quando morrer, como qualquer cônjuge numa relação heterossexual. No entanto, não é isso que a lei diz em 2005, época a que se reporta o caso. O filme conta a luta de Laurel, Stacie e toda a comunidade LGBT para que os direitos fossem iguais para todos, também na morte, sem olhar a preconceitos da orientação sexual. 

Segue-se às 21h30, Whiskey Tango Foxtrot, de Glenn Ficarra e John Requa. Para fugir aos dias aborrecidos atrás da secretária e às reportagens banais, a jornalista televisiva Kim Baker (Tina Fey) resolve arriscar um período de trabalho no Afeganistão, em busca de reportagens excitantes e longe do namorado aborrecido. Mas se Kim queria emoções fortes, vai tê-las, já que, para além dos perigos da guerra, para os orientais a condição da mulher no local pouco difere da nulidade e para os ocidentais é um foco de interesse sexual. 

Às 23h25, é exibido As Sufragistas, de Sarah Gravon, também baseado em factos reais. "Toda a minha vida fiz o que os homens mandavam. Mas não posso mais aceitá-lo". É desta forma que Maud Watts (Carey Mulligan), que trabalha como lavadeira e engomadeira em Londres no início do século XX, toma consciência que as coisas não podem continuar como estão. Está na altura de as mulheres, metade da humanidade, terem os mesmos direitos que os homens, nomeadamente o direito ao voto. Juntamente com as suas colegas de trabalho Edith (Helena Bonham Carter) e Emily (Natalie Press), Maud junta-se ao movimento feminista de Emmeline Pankhurst (Meryl Streep), que exige direitos iguais para todos. 


No TV Cine 2, o Especial Dia Internacional da Mulher inicia-se, às 17h45, com Titanic, de James Cameron, um dos filmes mais amados pelo público e pela Academia, vencedor de 11 Óscares e um sucesso incrível de bilheteira. Kate Winslet é Rose e conta-nos a sua imortal história de amor com Jack (Leonardo DiCaprio) numa situação limite de sobrevivência. 

Segue-se-se às 22h, Coragem Debaixo de Fogo, de Edward Zwick, sobre a Capitã Karen Emma Walden (Meg Ryan), a primeira mulher do Exército americano apontada à Medalha de Honra da instituição. À meia-noite, temos Cold Mountain, de Anthony Minghella, uma história de amor entre o soldado Inman (Jude Law) e a sua amada Ada Monroe (Nicole Kidman).

No TV Cine 3, o Especial Dia Internacional da Mulher inicia-se às 20h35 com Um Ritmo Perfeito (2012), de Jason Moore, a primeira aventura musical das Barden Bellas Anna Kendrick, Brittany Snow e Rebel Wilson. 
Às 22h30 é exibido O Estagiário, de Nancy Meyers. Uma comédia sobre Ben (Robert De Niro), um homem aposentado que decide candidatar-se a um a um estágio na About to Fit, uma start-up na área da moda dirigida por Jules Ostin (Anne Hathaway). Contra todas as expetativas, Ben torna-se um funcionário exemplar e fiel amigo da empresária.

O Especial Dia Internacional da Mulher acaba às 00h35, no TV Cine 4 com o filme Legalmente Loira, de Robert Luketic. A apresentação de Reese Witherspoon no papel trapalhão de Elle Woods, uma aspirante a advogada muito loira mas nada burra.