Header Ads

"Documentários: Olhares Singulares" estreia no TV Cine 2


Os documentários de março do TV Cine 2 têm olhares singulares. São quatro visões muito particulares sobre o Museu do Louvre durante a invasão nazi, a subida ao Monte Meru nos Himalaias e as reações dos espetatores numa sala de cinema. 

O ciclo inicia-se com Francofonia a 14 de março, terça-feira, às 22h. Neste filme, vamos até Paris de 1940, quando as tropas nazis entraram na capital francesa. O Museu do Louvre era o centro da cultura europeia e até mundial e importava saber como se iria comportar o inimigo invasor perante tesouros de tal valor. Muitas obras foram previamente retiradas e distribuídas por diversos palácios e castelos, mas cabia saber o que fazer com as remanescentes. Francofonia conta a história do acordo de cavalheiros entre Jacques Jaujard (Louis-Do De Lencquesaing), diretor do Museu do Louvre e o Comandante Franz Wolff-Metternich (Benjamin Utzerath), o chefe da comissão alemã para a proteção das obras de arte em França.

Segue-se também Meru, a 21 de março, às 22h. O Monte Meru, nos Himalaias indianos, é um dos prémios mais ambicionados entre os alpinistas profissionais. O casal Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhelyi filmaram as suas duas expedições, uma primeira tentativa em 2008 e uma segunda coroada de êxito em 2011, e assim nasceu este filme. 

Documentários: Olhares Singulares continuam a 28 de março com O Espectador Espantado. Edgar Pêra filma o outro lado dos filmes, ou seja, os espectadores numa sala de cinema e as suas reações e emoções durante o visionamento de uma obra. São recolhidos testemunhos de Eduardo Lourenço, de outros académicos, bem como de espectadores anónimos. 
O ciclo termina com Terra de Ninguém, de Salomé Lamas, a 4 de abril. 

Documentários: Olhares Singulares, a 14, 21 e 28 de março e 4 de abril, sempre às 22h, no TV Cine 2.