Header Ads

Arquivo da RTP disponível gratuitamente na internet


A RTP disponibiliza, a partir de 7 em março de 2017, parte do seu arquivo através do seu site da internet. Segundo o presidente do conselho de administração, Gonçalo Reis este projeto "é inovador a nível europeu" e será facilitado pelo facto de o arquivo estar quase todo digitalizado e bem catalogado.

"Para comemorar os 60 anos da RTP, uma parte muito significativa vai passar a estar acessível gratuitamente para visualização, enquanto antes estava apenas disponível a investigadores e cidadãos que se desloquem à RTP. Será pago se se quiser guardar cópia", começa por explicar Gonçalo Reis ao jornal Público.

O responsável garantiu que em março "arranca com 5000 items (70% informação e 30% programas), com os conteúdos organizados por temas (informação, colecções, humor, ficção, concursos, filmes, séries) e data, mas irá ser alargado nos 18 meses seguintes". 

Ainda assim, alguns programas não poderá ser disponibilizados, devido aos direitos de autor. É o caso da novela Gabriela e de algumas séries e filmes estrangeiros. "Mas estarão disponíveis, por exemplo, a Vila Faia ou a Visita da Cornélia, filmes portugueses apoiados pela RTP, séries históricas como A Ferreirinha", explicou.