Header Ads

"Europa 30" estreia dia 22 de fevereiro na RTP2


A RTP2 estreia no dia 22 de fevereiro, às 20h50,  uma série documental de Nuno Severiano Teixeira e David Castaño, realizada por Joana Pontes. Europa 30 terá 6 episódios que visam refletir sobre o percurso de Portugal desde a adesão à CEE, em 1986. 

Depois de terem passado três décadas desde a adesão de Portugal à CEE, um acontecimento marcante da nossa história recente, e numa época em que o projeto europeu está a ser posto à prova, torna-se pertinente fazer um balanço deste processo em permanente evolução.

Produzida pela Vende-se Filmes, a série Europa 30 pretende analisar "não apenas as negociações diplomáticas, os antecedentes e os principais acontecimentos que marcaram a presença de Portugal na União Europeia, mas também o impacto da adesão nas várias dimensões da sociedade portuguesa (política, económica, social, cultural), com o recurso a dados objectivos, que ajudam a compreender as mudanças verificadas nestes últimos 30 anos".

António Goucha Soares, Augusto Mateus, Fernando Teixeira dos Santos, Francisco Assis, João Ferreira do Amaral, Marisa Matias, Martin Schulz, Miguel Poiares Maduro, Nuno Melo, Paulo Rangel, Ricardo Paes Mamede e Vitor Martins são apenas alguns dos intervenientes ao longo dos vários episódios.