Header Ads

RTP1 exibe "Os Maias" de João Botelho este sábado


A RTP1 prepara-se agora para exibir pela primeira vez em televisão o filme Os Maias. Depois de ter estreado, em 2015, a minissérie produzida a parte do filme homónimo, a estação emite agora a película original.  O filme de João Botelho vai para o ar no sábado, dia 28 de janeiro, pelas 00h37.

Esta é a versão cinematográfica da adaptação cinematográfica do livro de Eça de Queirós e conta com uma duração de duas horas. “Não queria trair o Eça mas não podia fazer um filme de 10 horas”, explicou o realizador. O objectivo é fazer um libreto de ópera com sequências que começam a preto e branco e acabam a cores. 

"Queria dividi-lo consoante os diferentes retratos da política portuguesa", revela. O filme teve um orçamento de 1,5 milhões de euros mas, segundo o realizador, "na realidade, precisávamos do triplo”. 

Os protagonistas da história são João Perry (Afonso da Maia), Graciano Dias (Carlos da Maia), a brasileira Maria Flor (Maria Eduarda), Pedro Inês (João da Ega), Pedro Lacerda (Thomaz d’Alencar), Rita Blanco (D. Maria da Cunha), entre outros atores, num total de 52 caras que compõem o elenco. A voz narrada de Eça de Queirós é de João Vaz de Carvalho.